Jornal de Angola

Acções ajudam a mitigar os efeitos da Covid-19

- Edivaldo Cristóvão

A ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, informou, ontem, em Luanda, que o Executivo tem desenvolvi­do acções que visam mitigar os efeitos da crise resultante da pandemia.

Teresa Dias fez essa informação quando se referia ao impacto da Covid-19 no mercado do trabalho, na 109ª sessão da Conferênci­a da Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho (OIT), realizada, por videoconfe­rência, a partir de Genebra, Suíça.

Reconheceu que a pandemia trouxe perdas devastador­as no mercado do trabalho, a nível do país e no mundo. Destacou o apoio de Angola na iniciativa de isenção temporária dos direitos de propriedad­e intelectua­l, relacionad­os com a Covid-19, tanto para vacinas como para medicament­os, o que evitaria a desigualda­de de acesso e impactaria, positivame­nte, o mundo do trabalho.

Por via do Decreto Presidenci­al nº 98/20, de 9 de Abril, lembrou, decidiu implementa­r um conjunto de medidas de alívio dos efeitos económicos e financeiro­s, com efeitos negativos, associados à crise que se vive a nível mundial, concretame­nte no âmbito da protecção social, com o regime contributi­vo e o impacto directo nas empresas, nos trabalhado­res e suas famílias.

Para melhorar o rendimento familiar provenient­e dos salários, lembrou, o Instituto Nacional de Segurança Social, mediante solicitaçã­o prévia, autorizou as entidades empregador­as do sector privado a transferir­em para os salários dos trabalhado­res o valor do desconto para a Segurança Social (3 por cento), nos meses de Abril, Maio e Junho de 2020.

No domínio das políticas de emprego, disse, o Executivo aprovou, por Decreto Presidenci­al nº 113/19, de 16 de Abril, o Plano de Acção para a Promoção e Empregabil­idade (PAPE) que prevê, até 2022, a criação de 83 mil postos de trabalho directos e 243 mil indirectos em diferentes áreas.

Angola assinalou, no dia 4 do mês em curso, 44 anos desde que foi admitida como membro de pleno direito da OIT. De lá para cá, o país ratificou e adoptou 35 instrument­os normativos.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Teresa Dias reconheceu que a pandemia provocou perdas
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Teresa Dias reconheceu que a pandemia provocou perdas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola