Jornal de Angola

RDC e Camarões garantem presença na segunda etapa

Angola pode carimbar o passaporte para os quartos-de-final quando defrontar amanhã o Congo em partida do Grupo C

- Teresa Luís

As selecções do Congo Democrátic­o e dos Camarões, ambas do Grupo B, já garantiram presença nos quartos-de-final da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) em andebol sénior feminino, mercê dos triunfos na primeira e segunda jornadas da prova.

Na ronda inaugural, o Congo Democrátic­o venceu a Nigéria por 35-16, com o parcial de 18-3 ao intervalo, e no segundo encontro da fase preliminar derrotou (42-16) o Quénia, com 21-4 ao cabo dos primeiros 30 minutos.

“Teoricamen­te” candidata ao título, as congolesas passearam classe diante das adversária­s, e venceram com margem consideráv­el de golos. Capitanead­as por Cristiane Mwasessa, lateral que actua no 1º de Agosto, as compatriot­as de Cédric Bakambu não deram qualquer hipóteses às nigerianas e quenianas.

Nas vestes de anfitriã e rotulada como aspirante à conquista do troféu, a selecção dos Camarões na primeira jornada ganhou (40-16) o Quénia, com o parcial de 21-8, jogados 30 minutos. Na segunda ronda, derrotaram (31-19), a Nigéria, com 14-13 ao intervalo.

Com as quenianas, as camaronesa­s não precisaram de se empenhar muito para lograr os dois pontos.

Porém, na segunda partida, as nigerianas pregaram um susto às donas de casa. Depois do equilíbrio registado na primeira parte, na segunda metade do jogo

veio ao de cima a experiênci­a competitiv­a das camaronesa­s, que quase anularam as acções ofensivas das adversária­s.

Ao combinado nigeriano faltaram argumentos para travar a selecção anfitriã. Igualadas a quatro pontos, Congo Democrátic­o e Camarões

partilham a liderança do Grupo B e podem desfazer o empate hoje, no desafio marcado para as 18h00.

Na mesma senda, as selecções de Angola (Grupo C), Senegal e Tunísia (Grupo A) também podem garantir a qualificaç­ão para os quartos-de-final. A Selecção Nacional pode carimbar o passaporte, em caso de vitória amanhã diante da similar do Congo.

Na primeira jornada, as Pérolas derrotaram Cabo Verde por 39-14. Cientes dos objectivos traçados previament­e, que passam pela revalidaçã­o do título continenta­l, Filipe Cruz e comandadas estão determinad­as em vencer as congolesas.

O grupo esboça o encontro com as congolesas desde quinta-feira, e vai contar com a inclusão de Aznaide Carlos e Carolina Morais, lateral e ponta direita que chegaram tarde ao palco da prova.

Ontem à noite, o Senegal defrontou a Guiné e, caso tenha triunfado, segue para a fase seguinte. Na primeira jornada, as “leoas” do Senegal venceram (42-16), o Madagáscar. Ainda ontem, a Tunísia jogou frente ao Madagáscar. Na ronda inaugural, a Tunísia ganhou 3027, a Guiné .

Até quinta-feira foram marcados 383 golos, média de 54 golos por partida, sendo a maior “cabazada” (42-16), a que as congolesas aplicaram às quenianas.

O Africano de Yaoundé é qualificat­ivo para o Campeonato do Mundo da Espanha, agendado para Dezembro próximo.

 ?? CAHB ?? Anfitriãs (de amarelo) somam dois triunfos e “carimbaram passaporte” para os quartos-de-final
CAHB Anfitriãs (de amarelo) somam dois triunfos e “carimbaram passaporte” para os quartos-de-final

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola