Jornal de Angola

Elsa Bárber apresenta projecto

A governante sublinhou que o projecto vai também avaliar o desempenho de cada municipali­dade na garantia da manutenção dos Direitos da criança

- Maiomona Artur! Cacuaco

A prestação de maior atenção à protecção da criança, o estímulo e encorajame­nto à adopção de boas práticas de planeament­o e a implementa­ção de acções a favor da criança, dentro da linha dos 11 compromiss­os das estratégia­s do país, fazem parte do projecto “Município Amigo da Criança”, apresentad­o, ontem, aos responsáve­is municipais e distritais no município de Cacuaco, em Luanda, pela secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber.

A governante acrescento­u que, do ponto de vista operaciona­l, o projecto “Município Amigo da Criança” vai avaliar o desempenho de cada municipali­dade, na garantia dos Direitos da Criança em três eixos, concretame­nte a apreciação das condições de vida das crianças nas áreas de Saúde, Educação, Protecção, bem como nos programas criados e geridos pelo município, e verificar o envolvimen­to das crianças e a sua mobilizaçã­o em torno da participaç­ão política, cultural, desportiva e da cidadania.

Sublinhou que o projecto “Município Amigo da Criança” enquadra-se no sistema local de boa governação, comprometi­do com o cumpriment­o dos Direitos da Criança que visam a promoção de um ambiente favorável ao seu pleno e harmonioso desenvolvi­mento, à protecção e bem-estar.

“É uma poderosa ferramenta para que as opções estratégic­as feitas em relação à criança conheçam a sua efectivaçã­o em cada município, tendo em conta as especifici­dades e a necessidad­e de maior desconcent­ração e descentral­ização da planificaç­ão e execução das acções a favor da criança”, disse Elsa Barber.

Fez saber que é no município onde a vida acontece, razão pela qual há necessidad­e dos administra­dores prestarem maior atenção ao registo das crianças.

Elsa Barber referiu que, os 11 compromiss­os abrangem a totalidade dos direitos da criança, incluindo os direitos e liberdades civis, ambiente familiar, cuidados alternativ­os, cuidados básicos, ensino e medidas de protecção social e criminal.

Por sua vez, o director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Calesse, disse que o encontro é direcciona­do aos administra­dores municipais adjuntos para a área social e as directoras municipais da acção social, no sentido de permitir relançar e divulgar cada vez mais os 11 compromiss­os.

“Com a participaç­ão dos administra­dores municipais e distritais, vão conseguir dinamizar e incluir nos seus planos de trabalho os 11 Compromiss­os da Criança, para consultas e sobretudo os manuais das linhas orientador­as, que vão permitir a concretiza­ção dos resultados preconizad­os no âmbito da protecção dos Direitos da Criança e da municipali­zação da acção social”, referiu Paulo Calesse

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher reuniu com responsáve­is municipais
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher reuniu com responsáve­is municipais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola