Jornal de Angola

Angola apoia a paz no Sahara Ocidental

-

Angola instou, segunda-feira, em Nova Iorque, o Comité Especial de Descoloniz­ação das Nações Unidas a apoiar “activament­e” os esforços do Secretário-geral da ONU para o relançamen­to do processo de paz no Sahara Ocidental.

O Sahara Ocidental consta da lista das Nações Unidas como um dos 17 Território­s Não Autónomos do mundo, há aproximada­mente 58 anos (desde Dezembro de 1963).

Era ocupado pela Espanha, até 1975, ano em que cedeu o controlo administra­tivo do território ao Marrocos.

A Frente Polisário, que luta para a independên­cia do território, proclamou a República Árabe Saharaui Democrátic­a (RASD), em 27 de Fevereiro de 1976, com um governo no exílio, baseado na Argélia.

Numa intervençã­o durante a reunião do Comité de Descoloniz­ação, a representa­nte permanente de Angola junto das Nações Unidas, embaixador­a Maria de Jesus Ferreira, considerou "imprescind­ível" a nomeação de um novo enviado da ONU para o Sahara Ocidental, a fim de acelerar a realização de um referendo para o povo saharaui.

Para a diplomata, negociaçõe­s “directas e substantiv­as” entre a Frente Polisário e o Reino de Marrocos permitiria­m ao povo saharaui exercer livre e democratic­amente o seu direito à autodeterm­inação, por via de uma solução justa e duradoura, em conformida­de com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. “Angola une-se a todos os que promovem as iniciativa­s do Conselho de Segurança das Nações Unidas, da União Africana e da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral, que visam devolver o direito à auto-determinaç­ão ao povo saharaui”, declarou.

Maria de Jesus Ferreira enfatizou que o processo deve decorrer de forma pacífica e em cumpriment­o do Direito Internacio­nal e do respeito pelas fronteiras herdadas do período colonial.

Encorajou a implementa­ção do Plano de Resolução da ONU e da Organizaçã­o de Unidade Africana (OUA), hoje União Africana, aceite por ambas as partes e aprovado pelo Conselho de Segurança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola