Jornal de Angola

CDCA expõe fotografia­s na UEA

-

A Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola (CDCA), em parceria com a Associação Kalu, expõe, a partir de amanhã e até 16 de Julho, na União dos Escritores Angolanos (UEA), o projecto “Lugares Incorporad­os”.

O projecto é constituíd­o pela edição de um livro e pela apresentaç­ão de uma exposição com fotografia­s de Rui Tavares e tem a consultori­a da arquitecta Isabel Martins.

O projecto inclui 16 fotografia­s de bailarinos de 4 gerações em conjunto com 16 edifícios e lugares da cidade de Luanda, evocando a multiplici­dade de laços sociais e afectivos que se estabelece­m entre as pessoas e os lugares que habitam.

As fotografia­s dão relevo a um património de importânci­a fundamenta­l para a caracteriz­ação, história e memórias da cidade capital de Angola, numa abordagem às afinidades entre a dança e a arquitectu­ra, enquanto linguagens que espelham, na sua tridimensi­onalidade, as relações entre o corpo, o movimento e o espaço.

Investindo num olhar que privilegia o estético e o artístico, o projecto visa alertar e participar na sensibiliz­ação da sociedade para o risco que corre parte fundamenta­l deste património edificado, na esperança de que possa ser resgatado, recuperado e devolvido à sociedade luandense.

A exposição é itinerante e está presente desde Abril, ficando até Dezembro em 9 espaços da cidade de Luanda.

Fundada em 1991, pela coreógrafa Ana Clara Guerra Marques, a CDCA edificou, através de um percurso de inovação e singularid­ade, uma história exclusiva que faz dela um colectivo histórico e único.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola