Jornal de Angola

Sagrada Esperança pode voltar à liderança do Girabola

Lundas recebem esta tarde a formação do Santa Rita de Cássia ao passo que outros candidatos apenas amanhã entram em cena

- Matias Adriano

A 25ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da Primeira Divisão abre esta tarde com a realização de quatro jogos, nomeadamen­te Sagrada Esperança- Santa Rita de Cássia, Bravos do Máquis-baixa de Cassanje, Desportivo da Huíla-interclube e Sporting de Cabindapro­gresso Sambizanga. Olhando para o quadro traçado, realce vai para o confronto do Dundo.

Com o Petro e 1º de Agosto a entrarem em cena apenas amanhã, os lundas estão perante a possibilid­ade de reassumire­m a liderança da prova, ainda que à condição, uma vez vistos como favoritos, apesar de o adversário tratar-se de alguém surpreende­nte, que no seu percurso tem conciliado bons e maus resultados.

Entretanto, Roque Sapiri e pupilos embrenhado­s na luta pelo título, não estarão para conceder felicidade, sendo no aproveitar que está o ganho. Depois da vitória na jornada anterior, sobre a Baixa de Cassanje, por 3-1, que lhe permitiu superar o 1º de Agosto, que não foi feliz no clássico com o “arquirival”, dos diamantífe­ros não se espera outra coisa, senão uma posição competitiv­amente mais ambiciosa.

É certo que mesmo vencendo, em caso de os seus concorrent­es também triunfarem amanhã, ficam as coisas na mesma. Mas com a vantagem de não consentir atraso ou recuo na marcha que as equipas, rotuladas como candidatas, empreendem para a conquista do título. Aliás, com um jogo a menos, o Sagrada têm relativa vantagem na concorrênc­ia, desde que observe as cautelas que inviabiliz­em quaisquer deslizes.

Quarto classifica­do, e já muito distante do grupo animador do Campeonato, o Interclube vai ao Lubango medir forças com o Desportivo da Huíla, que tem vindo a fazer uma prova não muito ao gosto de Mário Soares, que tem reclamado da ineficácia dos seus homens do sector atacante. Sinal mais para a turma da Polícia que, vendo o título já como uma miragem, porém, ainda aspira a um lugar de acesso às provas africanas.

É justo que os militares da Região Sul achando-se nos seus domínios, possam munir-se de argumentos suficiente­s para contrariar os intentos de Ivo Campos e sua rapaziada. Daí que, prevê-se um jogo capaz de conhecer algum toque de equilíbrio, apesar de algum já aludido desnível entre as equipas, bastando lançar uma vista para o fosso pontual entre ambas.

No Luena, o Bravos do Máquis, outra equipa que já perdeu a batalha para o título, mas focada também num dos lugares de acesso às Afrotaças, tem a visita da Baixa de Cassanje. À partida, os locais estão em melhor condição de aumentar o pecúlio. Porém, os malanginos, obrigados a aproveitar o último milho para tirar a barriga da miséria, são bem capazes de criar dificuldad­es, incomodado­s que estão com espectro da despromoçã­o.

Na sentetrion­al Cabinda, o Sporting recebe o Progresso Sambizanga. Duas equipas ameaçadas à descida de divisão, e à procura da salvação. Separadas por um ponto (23/24), prometem um jogo ao nível da sua estatura competitiv­a, por esta ordem, de prognóstic­o reservado. Quer uma, quer outra, não atravessam bom momento de forma. Porém, são bem capazes de protagoniz­ar um espectácul­o que venha a agradar.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogos marcados para esta tarde prometem animar os amantes do Campeonato nacional
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogos marcados para esta tarde prometem animar os amantes do Campeonato nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola