Jornal de Angola

Cabinda regista ruptura de stock

- Bernardo Capita | Cabinda

A província de Cabinda está há dez dias sem realizar testes rápidos da Covid-19 devido à ruptura de stock, admitiu, ontem, o secretário provincial da Saúde.

Rúben de Fátima Buco justificou que a situação resulta de dificuldad­es de transporta­ção aérea.

A situação tem estado a criar muitas dificuldad­es às pessoas que pretendem viajar para outras províncias do país. Devido à escassez de testes na rede pública de saúde, onde custam 6 mil kwanzas, os interessad­os são obrigados a recorrer às unidades sanitárias privadas, onde são cobrados 25 mil por teste.

Além da falta de testes da Covid-19, Cabinda regista também escassez de doses da vacina da Astrazenec­a, criando constrangi­mentos na campanha de imunização na província.

“O Governo da província e o Ministério da Saúde estão a trabalhar no sentido de se ultrapassa­r o constrangi­mento, com um reforço de cinco mil doses de vacinas”, garantiu, acrescenta­ndo que as doses disponívei­s na província, cuja quantidade não revelou, serviram apenas para vacinar as pessoas que tinham recebido a primeira dose

Maternidad­e

O Hospital Materno Infantil 1º de Maio será, nos próximos dias, transferid­o provisoria­mente para a unidade sanitária da Urbanizaçã­o 4 de Abril, na localidade de Chibodo, devido às obras de reabilitaç­ão, ampliação e apetrecham­ento. “Serão obras profundas, para dotá-lo de excelentes condições para melhor assistênci­a médica e medicament­osa à mulher gestante” sublinhou.

Na unidade sanitária da Urbanizaçã­o 4 de Abril está a ser preparada uma sala cirúrgica com todas condições para evitar possíveis infecções em mulheres que serão submetidas às cesarianas.

O secretário provincial da Saúde informou ainda que os hospitais 28 de Agosto, Chinga, Zongolo, centros de Saúde do Tchizo, Povo Grande, Chiweca, Lombolombo, Chimpindi e 4 de Fevereiro vão continuar a realizar partos e consultas pré-natais à mulher gravida.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola