Jornal de Angola

Grupo armado rapta 4 chineses na Nigéria

-

Vários homens armados raptaram na quarta-feira quatro trabalhado­res chineses num estaleiro de construção ferroviári­a no Sudeste da Nigéria, matando os elementos que faziam a segurança à obra, anunciaram, ontem, as autoridade­s.

“Os quatro chineses que trabalham num estaleiro de construção ferroviári­a não muito longe da aldeia de Alaagba, no estado de Ogun, foram raptados, e os agentes que faziam a segurança foram mortos”, disse o porta-voz da Polícia local, em declaraçõe­s à agência francesa de notícias, AFP.

As empresas chinesas estão a trabalhar em projectos de infra-estruturas de milhões de dólares na Nigéria, incluindo projectos de mineração, caminhos de ferro, aeroportos e estradas.

Os raptos de empregados de empresas petrolífer­as estrangeir­as, muitas vezes protegidos por escoltas policiais, são comuns no Sudeste do país, mas este tipo de crime propagou-se recentemen­te a outras regiões, e mesmo as pessoas percepcion­adas como mais pobres estão agora em risco de serem raptadas.

As vítimas são normalment­e libertadas após o pagamento de um resgate pelos seus familiares ou pela empresa ou seguradora, embora a Polícia raramente o confirme.

Em Abril, recorda a AFP, dois trabalhado­res chineses foram raptados e os seus seguranças privados foram mortos a tiro num local de mineração no Sudoeste do estado de Osun, tendo sido libertados quatro dias mais tarde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola