Jornal de Angola

Ajuda da “troika” continua em debate

-

A negociação do tipo de apoio que a Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) deve prestar a Moçambique para fazer face à violência armada na província de Cabo Delgado vai dominar a cimeira da troika marcada para o próximo dia 23, na capital moçambican­a, havendo indicação de que Maputo já olha com bons olhos uma eventual intervençã­o da região.

A SADC tem estado a pensar na forma como ajudar Moçambique a combater o jihadismo naquela província do Norte do país.

O académico Paulo Uache diz que já não há dúvidas de que Moçambique aceita o apoio da SADC.

“Está claro que o Chefe de Estado diz que aceita, mas precisamos de negociar como é que vai ser essa ajuda, se em pessoas, meios ou logística, e eu penso que este é o grande assunto que vai ser debatido em profundida­de durante a cimeira”, diz Uache.

O Governo moçambican­o tem estado a levantar a questão da soberania, defendendo a ideia de que não há nenhum Estado que é superior a outro, pelo que todos têm que dialogar, para que, de facto, só venha a Moçambique aquilo que o país precisa, e não aquilo que os outros acham que é importante.

Paulo Uache diz que “este é o aspecto central, e os países da SADC e os outros parceiros de Moçambique estão preparados para aceitar esta posição de Moçambique, “porque têm sabido respeitar esta cláusula de soberania”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola