Jornal de Angola

Milhares protestam contra Bolsonaro

-

Movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos que fazem oposição ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, promovem, hoje, manifestaç­ões para reclamar a sua destituiçã­o, em mais de 300 cidades do país e de Portugal, incluindo Lisboa, Braga, Coimbra e Porto.

De acordo com as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, a Coligação Negra, o Movimento Sem Terra (MST) e demais organizaçõ­es que compõem a “Campanha Fora Bolsonaro”, a expectativ­a é de que os manifestan­tes saiam à rua, em pelo menos, 319 cidades, para contestar a gestão do Presidente brasileiro.

Numa nota publicada no seu “site” oficial, o Partido dos Trabalhado­res (PT), líder da oposição, que aderiu ao movimento na passada segunda-feira, confirmou a organizaçã­o de actos em 246 cidades dentro e fora do país.

Os grupos que convocaram as manifestaç­ões defendem também mais investimen­tos no Sistema Único de Saúde, nomeadamen­te de valores para a compra de consumívei­s e equipament­os hospitalar­es, a aceleração da vacinação contra a Covid-19 e o pagamento de um auxílio emergencia­l no valor de 600 reais (cerca de 100 euros) para as famílias pobres cujo rendimento foi severament­e afectado pela pandemia.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, convocou os militantes para participar­em nos eventos, e informou que além das reivindica­ções anunciadas pelo partido, os manifestan­tes também opõem-se aos cortes na educação, à reforma administra­tiva e às privatizaç­ões e defendem as lutas do povo negro contra a violência e o racismo, serviços públicos de qualidade e a soberania nacional.

Para se diferencia­r das manifestaç­ões que apoiam o Presidente brasileiro, os opositores e movimentos sociais têm reforçado a necessidad­e do uso de máscara, álcool em gel e a observação do distanciam­ento social. A 29 de Maio, milhares de brasileiro­s manifestar­am-se em várias cidades do Brasil contra Bolsonaro, que é criticado principalm­ente pela sua gestão na pandemia da Covid-19.

 ?? DR ?? Brasileiro­s voltam, amanhã, às ruas contra o Presidente
DR Brasileiro­s voltam, amanhã, às ruas contra o Presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola