Jornal de Angola

Ultraconse­rvador favorito na vitória

-

O actual chefe do poder judicial do Irão, Ebrahim Raisi, é considerad­o favorito para vencer a eleição iraniana de ontem e tornar-se o oitavo Presidente do país, noticiou a AFP. Mais de 59 milhões de iranianos foram chamados às urnas, para escolher entre quatro candidatos, entre eles três conservado­res e um moderado. O candidato ultraconse­rvador e actual chefe do poder judicial, Ebrahim Raisi, precisa garantir a maioria absoluta para vencer a votação no primeiro turno.

Para sair vitorioso, seria suficiente que 12 milhões de iranianos o apoiassem. Se nenhum candidato obtiver maioria absoluta, haverá um segundo turno, uma semana depois, a 25 de Junho.

Os iranianos escolheram o sucessor do Presidente moderado, Hassan Rouhani, que não pode concorrer novamente após cumprir dois mandatos consecutiv­os de quatro anos.

Rouhani deixa o cargo em Agosto, mas no Irão o poder máximo está nas mãos do líder supremo, o aiyatollh Ali Khamenei, embora o Presidente tenha influência significat­iva em questões que vão da política industrial a relações exteriores.

A eleição ocorreu num momento crítico para o Irão. A economia enfrenta as duras sanções dos EUA, impostas pelo Governo do ex-presidente Donald Trump depois de Washington ter deixado o acordo nuclear assinado por Teerão e as potências mundiais em 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola