Jornal de Angola

Madang explora polígono do Cuima

- Hermínio Fontes | Benguela

A Madeiras de Angola (Madang) vai explorar, por 45 anos, o polígono florestal do Cuima, na Caála, Huambo, uma área de cerca de 13 mil hectares obtida pela companhia de capitais públicos no desfecho de um concurso de concessão, soube o Jornal de Angola de fonte oficial.

O presidente do Conselho de Administra­ção, Tomás Caetano, anunciou o facto à nossa reportagem, durante uma deslocação na quintafeir­a realizada a Benguela pelo secretário de Estado para as Florestas, André Moda, para discutir assuntos relacionad­os com a exploração do polígono do Cuima.

De acordo com Tomás Caetano, a empresa está a preparar, para dentro de três a quatro meses, um concurso público para a selecção de parceiros para a exploração e gestão do polígono constituíd­o por eucaliptos, pinheiros e ciprestes.

“Já traçamos o programa de actuação, agora, vamos fazer o inventário e o préestudo para avaliarmos o potencial para, posteriorm­ente, lançar concursos”, disse o gestor. O inventário, disse, vai permitir apurar dados do estado real da floresta e da qualidade da madeira, bem como perspectiv­ar o volume de produção.

A Madang, afirmou Tomás Caetano para definir os concursos, “não é uma produtora florestal”, mas trabalha em parceria com empresas nacionais e estrangeir­as que, doravante, são selecciona­das em processo de licitação.

O secretário de Estado defendeu o contrato de concessão florestal como uma das medidas já deliberada­s, em Conselho de Ministros, para diminuir a pressão sobre a floresta nativa, o que já acontecia por contrato simplifica­do e que, no passado, permitiu adjudicar polígonos florestais ao Fundo Soberano de Angola, à Caixa Social das FAA e à própria Madang.

Agora, os critérios para a operação do polígono incluem a idoneidade, capacidade técnica e financeira das empresas a selecciona­r, bem como o compromiss­o com a preservaçã­o dos recursos naturais.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para as Florestas, André Moda
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para as Florestas, André Moda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola