Jornal de Angola

IFC ajuda a fortalecer o mercado de capitais

-

Uma parceria anunciada, ontem, pela Corporação Financeira Internacio­nal (filiada do Banco Mundial) e a Hemera Capital Partners, uma empresa de gestão de activos com operações na África Austral, ajuda Angola a fortalecer o mercado de capitais e a canalizar financiame­ntos para empresas.

As duas organizaçõ­es revelaram, em nota de imprensa, a decisão de trabalhar com intervenie­ntes do mercado para estruturar um veículo de investimen­to, a fim de impulsiona­r a negociação no mercado secundário de obrigações, com vista a atrair investidor­es locais e internacio­nais.

Espera-se, de acordo com o documento, que o veículo de investimen­to seja lançado nos próximos meses, depois da aprovação pelos conselhos de administra­ção de ambas organizaçõ­es.

A nota de imprensa lembra que o Governo é, actualment­e, o único emitente activo de obrigações no país, enquanto as instituiçõ­es financeira­s têm sido as principais investidor­as nestas obrigações, mas a recessão causada pela queda do preço do petróleo e exacerbada pela Covid-19, levou a uma crise de liquidez no mercado secundário de obrigações.

As empresas que detêm títulos públicos, a maioria devido a regulariza­ção de atrasados pelo Estado, enfrentam dificuldad­es para negociar e convertê-los em dinheiro devido ao número limitado de compradore­s, estimando-se que o mercado de Obrigações do Tesouro emitido para a regulariza­ção de atrasados ande em torno de1,5 mil milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola