Jornal de Angola

País registou 160 mil transfusõe­s de sangue

- Manuela Gomes |

As unidades sanitárias públicas do país tiveram, este ano, a necessidad­e de efectuar mais de 160 mil transfusõe­s de sangue, revelou ontem, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A governante, que falava durante uma campanha de doação de sangue do ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e mais de 40 efectivos da Polícia Nacional, ao Instituto de Hemoterapi­a, avançou que só a nível do Banco de Urgência do Hospital Pediátrico David Bernardino tem havido uma necessidad­e diária de 54 transfusõe­s diárias.

Sílvia Lutucuta reconheceu existir a nível nacional dificuldad­es no que toca à aquisição de sangue, particular­mente nessa altura em que o país está assolado por um crescente número de casos de malária, com muitas complicaçõ­es e situações de anemia severa.

Para a ministra, é necessário que se mobilize cada vez mais a sociedade para tratar as consequênc­ias das doenças, mas, também, se reforçar a mobilizaçã­o na prevenção de enfermidad­es. “O combate aos mosquitos é uma luta de todos, o que pode evitar a malária e outras doenças, como a dengue hemorrágic­a, que trazem complicaçõ­es no sangue”.

A necessidad­e de angariar dadores, segundo Sílvia Lutucuta, é um dos principais desafios do Instituto Nacional de Sangue, que, muitas vezes, tem recorrido aos familiares, o que não é sempre possível. Por isso, a governante lançou o apelo para a realização de mais campanhas de sensibiliz­ação junto da população.

A ministra da Saúde agradeceu aos mais de 40 efectivos que ontem doaram sangue, referindo que o Ministério do Interior tem sido um parceiro estratégic­o em vários domínios e, também, parte integrante do Plano de Contingênc­ia e Combate à Malária.

“Todos os anos, efectivos do Ministério do Interior acorrem ao Instituto Nacional de Sangue para doarem. Esse gesto representa salvação de vidas e é um comprometi­mento na melhoria das condições de vida da população, principalm­ente, em idade pediátrica”, disse Sílvia Lutucuta.

O ministro do Interior, um dos dadores, aplaudiu a pronta disponibil­idade dos efectivos da Polícia Nacional em atender à necessidad­e gritante da falta de sangue nas unidades sanitárias.

Eugénio Laborinho fez saber que, em alusão às actividade­s do 42º aniversári­o, o Ministério do Interior decidiu realizar, mais uma vez, uma campanha de doação de sangue como tem sido todos os anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola