Jornal de Angola

Criados mais de seis mil empregos em 2020

- Kamuanga Júlia | Saurimo

Ao todo, 6.392 novos postos de trabalho foram criados na província da Lunda-sul, em 2020, revelou o governador da província, Daniel Neto.

O governador falava no acto de apresentaç­ão dos principais ganhos da província durante os primeiros anos do mandato do Presidente João Lourenço.

Daniel Neto disse que as novas oportunida­des de emprego foram criadas na base de concursos públicos nos sectores da Educação e Saúde e também através das empresas privadas e estatais que estão a executar as obras inscritas no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM). No domínio da Saúde, disse, a província da Lunda-sul dispõe actualment­e de 1.706 salas de aula contra 1.438 em 2018. A província conta com um universo de 4.483 professore­s para mais de 237.780 alunos no ensino geral.

O sector da Saúde regista a construção de nove hospitais, 16 centros médicos, dois centros materno infantis, 77 postos de saúde com a capacidade total de 601 camas.

Lembrou que o Presidente da República inaugurou, no ano passado, o Hospital Geral e a maternidad­e provincial para reforçar os serviços de saúde.

Segundo o governador, o sector da Energia e Águas regista também melhorias no fornecimen­to de energia na província da Lunda-sul, com a entrada em funcioname­nto das centrais térmicas do Nhama e Txicumina, na cidade de Saurimo, além de Cacolo e Muconda.

O sector da Saúde regista a construção de nove hospitais, 16 centros médicos, dois centros materno infantis, 77 postos de saúde com capacidade total de 601 camas

O governador provincial informou que foram adquiridos seis bombas novas para a Estação de Tratamento de Água (ETA), para a reposição da distribuiç­ão normal da água.

Ressaltou que a província, no âmbito do PRODESI, financiou cerca de 1 milhão de kwanzas, para apoiar 45 empresas e cooperativ­as agrícolas e os processos foram aprovados para o financiame­nto e aquisição de 20 viaturas para facilitar o escoamento de produtos do campo para os centros urbanos. A iniciativa de divulgação dos feitos do Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço é do Movimento Nacional Angola Avante (MONA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola