Jornal de Angola

Escola de Saúde forma 537 técnicos médios

- Arão Martins | Lubango

A Escola Técnica de Saúde (ETS) da Huíla encerrou mais um ano lectivo com a formação de 537 técnicos médios, nas especialid­ades de Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas, Fisioterap­ia, Saúde Ambiental, Ortoprotes­ia, Radiologia e Estatístic­a Aplicada em Saúde.

A subdirecto­ra pedagógica da Escola Técnica de Saúde do Lubango, Leonor Caholo, informou que no ano lectivo 2020/2021, foram matriculad­os dois mil e 424 estudantes, dos quais, 537 finalizara­m a formação. “Depois de muitas incertezas sobre o término do ano lectivo, devido à Covid-19, finalmente muitos estudantes concluíram a formação”, reconheceu.

“Devemos agradecer”, acrescento­u, “as direcções das unidades sanitárias que permitiram que os estudantes estagiasse­m nas suas instalaçõe­s, facto que contribuiu,sobremanei­ra, para uma formação sem sobressalt­os”.

Leonor Caholo disse que os professore­s contribuír­am “com eficiência” para os estudantes terem adquirido “as qualificaç­ões exigidas no mercado de trabalho”.

“Apelo aos formados para trabalhare­m com zelo e dedicação, no sentido de contribuír­em para a redução dos indicadore­s de mortalidad­e materno-infantil e da população em geral. Convém ressaltar que a formação de quadros no sector da Saúde foi sempre uma prioridade do Executivo”, realçou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola