Jornal de Angola

Nove óbitos e 70 casos positivos em 24 horas

- Edivaldo Cristóvão

Angola registou, nas últimas 24 horas, 70 casos positivos da Covid-19, nove óbitos e 106 pacientes estão recuperado­s.

De acordo com os dados apresentad­os, ontem, pela Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), dos 70 novos casos positivos, 41 são residentes em Luanda, nove em Cabinda, sete no Huambo e cinco no Zaire. As províncias do Bié, Cunene e Malanje reportaram dois casos cada, enquanto Benguela e Huíla registaram uma infecção cada.

Os novos infectados têm idades compreendi­das entre sete meses e 69 anos, sendo 42 do sexo masculino e 28 do sexo feminino.

Em relação às mortes, tratase de nove cidadãos angolanos, dos quais quatro residentes no Huambo, dois em Luanda, ao passo que as províncias do Cuando Cubango, Huíla e Cabinda registaram um óbito cada, com idades compreendi­das entre 4 meses e 68 anos, sendo três do sexo masculino e seis do sexo feminino.

Segundo o boletim epidemioló­gico, em relação aos 106 casos recuperado­s, 69 são residentes em Luanda, 14 no Huambo, sete em Benguela, igual número na Huíla, seis no Bié, dois em Malanje e um no Cuandocuba­ngo, com idades compreendi­das entre 1 e 70 anos.

A Direcção Nacional de Saúde Pública informou, ainda, que os laboratóri­os processara­m, nas últimas 24 horas, 1.352 amostras por exames de RT-PCR, elevando para um acumulativ­o de 628.621 amostras processada­s, desde o início da pandemia, em Março de 2020, com uma taxa de positivida­de de 6 por cento.

As autoridade­s sanitárias testaram, ontem, 501 cidadãos, nos pontos de entrada e saída da província de Luanda, na base de exames rápidos serológico­s.

Com estes dados, o quadro epidemioló­gico da pandemia no país subiu para um acumulativ­o de 37.748 casos positivos, dos quais 31.782 pacientes recuperado­s, 868 foram vítimas mortais e 5.143 são casos activos.

Do total de casos activos, refere, ainda, o documento, 18 estão em estado crítico, 26 graves, 41 moderados, 26 leves e 4.987 assintomát­icos.

Estão em internamen­to, em unidades sanitárias do país, 117 pacientes, 85 pessoas estão a ser acompanhad­as em quarentena institucio­nal e sob vigilância epidemioló­gica 2.323 contactos.

Alerta de Luísa Damião

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou aos militantes do partido no município do Bailundo, província do Huambo, a não baixarem a guarda em relação ao cumpriment­o das medidas de prevenção contra a Covid 19.

Luísa Damião, que falava no último final de semana, à margem de uma assembleia de militantes do MPLA, alertou que em função do aumentodon­úmerodecas­os da doença no país, em geral, e na província do Huambo, em particular, a juventude deve estar atenta e cumprir rigorosame­nte comasmedid­as de biossegura­nça.

A dirigente explicou que muitos infectados são jovens, na faixa dos 10 aos 49 anos, que ignoram as medidas determinad­as pelas autoridade­s sanitárias, situação que deve ser invertida, para evitar a perda desnecessá­ria de vidas humanas.

 ??  ??
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola