Jornal de Angola

Seis mil deslocados do Níger voltam às aldeias de origem

-

Cerca de seis mil pessoas que fugiram dos ataques terrorista­s no Níger, em 2015, regressara­m a Baroua, o local de origem, na região de Diffa, no sudeste do país, disseram ontem autoridade­s locais.

Esta é a primeira operação de regresso das pessoas deslocadas à sua localidade de origem e abrange 18 outras aldeias.

“É um regresso voluntário e 1.187 famílias, ou 5.935 pessoas, já regressara­m desde domingo a Baroua”, cidade perto de Bosso, na zona do Lago Tchad, disse Yahaya Godi, secretário-geral da província de Diffa, região próxima do Nordeste da Nigéria, citado pela agência France-presse.

Eventualme­nte, esperase que entre oito mil e dez mil pessoas regressem a Baroua.

A televisão pública nigeriana mostrou, no domingo à noite, as imagens da chegada a

Baroua, sob escolta de alta segurança, de cerca de 20 camiões com homens, mulheres e crianças, mas também cheios de comida, água, camas e materiais para fazer abrigos.

“Tendo em conta a evolução positiva da situação de segurança no terreno, o Governo decidiu dar luz verde às populações deslocadas para regressare­m às aldeias de origem”, afirmou Issa Lemine, governador da região de Diffa, que saudou as primeiras chegadas a Baroua.

“Estão a ser tomadas medidas pelas Forças de Defesa e Segurança para reforçar diariament­e a protecção dos retornados”, assegurou.

“Toda a aldeia caiu em ruínas e tudo tem de começar do zero: centros de saúde, sistema de distribuiç­ão de água potável, escolas, mesquitas... tudo está em ruínas”, lamentou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola