Jornal de Angola

Exploração artesanal de carvão está a causar danos ao ambiente

- Marcelino Wambo | Huambo

A exploração artesanal de carvão vegetal, por cidadãos com a apetência do lucro fácil e famílias desfavorec­idas, está a causar, sobremanei­ra, a devastação da flora, nos últimos ,anos na província do Huambo, afirmou, ontem, o chefe de Secção dos Serviços Técnicos e Fiscalizaç­ão do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF) local.

Na visão de Amilton Caetano,

que falava em exclusivo ao Jornal de Angola, o fenómeno, que se alastrou em grande para da província, está a causar o desapareci­mento de várias espécies de árvores, com destaque para o Onduko e a Omanda.

“As queimadas anárquicas, feitas com a finalidade de exploração de carvão, estão a empobrecer, considerav­elmente. os solos, além de provocarem enormes danos à saúde da população e do ambiente”, advertiu, lamentando que o IDF “não consegue fiscalizar os 11 municípios da província”, que , entre outras razões, ter apenas sete fiscais.

“Devido ao reduzido número de fiscais, o IDF tem trabalhado em colaboraçã­o com efectivos da Polícia de Trânsito, Serviço de Investigaç­ão Criminal e autoridade­s tradiciona­is, para tentar travar o garimpo do carvão”, disse, acrescenta­do que, “há Lei para explorarem carvão dentro das normas estabe

lecidas, mas o factor pobreza tem vindo a dar lugar ao surgimento de muitos garimpeiro­s neste ramo”.

Para contrapor a exploração artesanal, informou Amilton Caetano, estão a ser realizadas campanhas de sensibiliz­ação nas comunidade­s sobre a preservaçã­o do ambiente, através de palestras e workshops. Na mesma senda, está prevista a montagem de fornos e fogareiros nas localidade­s onde é explorado o carvão, como Alto-hama, Calima, Longonjo, entre outras.

Nos mercados da Quissala, São Luís, Cacilhas, Calombrigo, principais pontos de comerciali­zação do carvão vegetal, o Jornal de Angola apurou que o preço do saco de carvão varia de 2.000 a 4.500 kwanzas, dependendo do tamanho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola