Jornal de Angola

A reabilitaç­ão de estradas e a economia

-

Sabe-se que um dos grandes problemas que faz com que muitas actividade­s produtivas não avancem ou fiquem paralisada­s é a inexistênc­ia de estradas em condições de poderem garantir a mobilidade de pessoas e bens.

Muitos empresário­s e potenciais empresário­s querem investir em muitas partes do território nacional, mas o estado das estradas inibe-os de aplicar os seus capitais em áreas que podem não lhes proporcion­ar resultados em termos de lucros.

Os empresário­s, já o dissemos várias vezes, prosseguem a maximizaçã­o do lucro e não investem os seus capitais sem garantias que o seu investimen­to terá retorno.

O cresciment­o económico resulta em grande medida da construção e reabilitaç­ão de estradas e o Executivo percebeu isso, estando em curso um amplo programa de abertura de vias rodoviária­s que vão ligar diversos pontos do nosso vasto território.

Acredita-se que daqui a algum tempo a mobilidade de pessoas e bens far-se-á com maior rapidez, e haverá naturalmen­te um aumento do volume de negócios em várias partes de Angola.

A diversific­ação da economia passa pela construção e reabilitaç­ão de estradas e pontes. Havendo estradas e pontes transitáve­is e seguras, havemos de assistir a um incremento da actividade produtiva, com ganhos para as populações e para os empresário­s que, naturalmen­te, querem ganhar muito dinheiro.

O que se espera é que as centenas de quilómetro­s de estradas que estão a ser reabilitad­as pelo Executivo venham a durar por muito tempo e que desapareça­m definitiva­mente as vias descartáve­is, que se construíra­m com enormes prejuízos para o Estado.

Acredita-se que se está a corrigir o que se fez mal no passado e que não se quer mais repetir erros que lesaram o Estado em biliões de kwanzas.

É hora de partirmos para a construção de um país que seja de facto promotor do cresciment­o económico e do desenvolvi­mento. Que se aposte agora no cresciment­o económico para se avançar para o desenvolvi­mento, que vai assegurar a qualidade de vida para todos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola