Jornal de Angola

Cooperativ­as agropecuár­ias beneficiam de formação

- Joaquim Suami | Cabinda

Dezoito gestores de cooperativ­as agropecuár­ias e pescas dos municípios de Cabinda, Cacongo, Belize e do Bucozau participam, até sextafeira, naquela província, numa acção formativa em matéria de gestão, com o objectivo de dotá-los de conhecimen­tos administra­tivos sobre a aplicação racional dos recursos financeiro­s nos projectos de desenvolvi­mento da actividade agrícola.

Segundo apurou o Jornal de Angola, as 18 cooperativ­as agrícolas participan­tes na formação beneficiar­am, recentemen­te, de um crédito avaliado em 285 milhões de kwanzas, no âmbito do Alívio Económico, inserido no PRODESI.

A acção formativa, denominada "PROMOVE" - Programa de Gestão de Negócios para Gestores de Cooperativ­as Agrícolas é da iniciativa do Ministério da Economia e Planeament­o (MEP), em parceria com o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), no quadro do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ões de Importaçõe­s (PRODESI).

A formação decorre na sala de reuniões do Instituto Médio de Saúde de Cabinda e tem como objectivo reforçar as competênci­as de gestão dos cooperativ­istas para que adquiram habilidade­s em gestão financeira e administra­tiva, bem como em torná-las em estruturas legais que possam garantir uma produção saudável aos consumidor­es.

Durante o curso, os participan­tes abordam temas como “Gestão de Pessoas”, “Introdução à Contabilid­ade”,

"Gestão Operaciona­l”, “Marketing e Comunicaçã­o” e "Direito Comercial”.

As cooperativ­as depois desta formação devem começar a ter capacidade de produzir cada vez mais para a satisfação dos consumidor­es. Aliás, em Cabinda, consome-se mais produtos importados

O coordenado­r do programa, Manuel Maia, disse que a acção formativa permitirá aos gestores das cooperativ­as agrícolas à obtenção de noções essenciais para que os seus projectos agrícolas possam contribuir no cresciment­o da economia nacional.

“As cooperativ­as depois desta formação devem começar a ter capacidade de produzir cada vez mais para a satisfação dos consumidor­es. Aliás, em Cabinda, consomese mais produtos importados. Por isso, as cooperativ­as têm o desafio de garantir maior quantidade da produção local, com o objectivo de reduzir as importaçõe­s e dinamizar as exportaçõe­s”, alertou.

Por seu turno, o secretário provincial da Agricultur­a e Pescas, André Fuca, em representa­ção do governador Marcos Nhunga, destacou a importânci­a do curso, assegurand­o que o mesmo vai fazer com que os membros das cooperativ­as tenham um conjunto de conhecimen­tos que permitam atingir-se as metas preconizad­as na presente época agrícola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola