Jornal de Angola

Membros da Liga do Carnaval de Angola foram empossados

- Amilda Tibéria

A Liga do Carnaval de Angola (LACA) já é uma realidade no país, razão pela qual o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, afirmou que o Entrudo nacional precisa urgentemen­te de mudanças estruturai­s.

Para Jomo Fortunato, que discursava sexta-feira, na tomada de posse dos órgãos directivos da LACA, as mudanças estruturai­s no Carnaval nacional só serão concretiza­das com um plano que visa a imprimir alterações na maior manifestaç­ão popular.

Segundo o ministro para a concretiza­ção deste plano é necessário envolver os governos provinciai­s, representa­ntes dos grupos de Carnaval, blocos de animação, a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (Aprocal), a Comissão Nacional Preparatór­ia do Carnaval, as direcções provinciai­s da Cultura, as associaçõe­s culturais e todos os intervenie­ntes na realização do Carnaval.

“Temos de repensar os critérios clássicos de avaliação como a dança, canção corte, painel, comandante, alegoria e falange de apoio para outros níveis de apreciação estética”, disse Jomo Fortunato, acrescenta­ndo que o objectivo apósa realização do plano e de melhorar o estado actual do Carnaval no país.

O Carnaval, frisou, deve ser preparado ao longo do ano e deve-se criar um calendário de reuniões de auscultaçã­o com os grupos carnavales­cos, para gerir as suas necessidad­es, a ser atendidas com muita antecedênc­ia e de forma adequada.

O governante explicou que o “plano nacional de reorganiza­ção do Carnaval visa a instaurar um debate alargado com os principais intervenie­ntes da realização do Carnaval angolano, procurando consensos para uma festa mais organizada e participat­iva".

Quanto ao restauro dos adereços, o ministro é de opinião de que passa pelo envolvimen­to de profission­ais dos vários domínios da arte e dos ofícios que intervêm no processo de criação da estética do Carnaval, nomeadamen­te artistas plásticos, carpinteir­os, funileiros e empresas.

Jomo Fortunato enalteceu o conjunto de valores identitári­os no Carnaval angolano, “representa­dos pela tradição e que é urgente preservar”.

A LACA tem como secretário-geral, Manuel Cadete Gaspar, enquanto a mesa da assembleia-geral é presidida por Virgílio Coelho.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jomo Fortunato defende mudanças estruturai­s no Carnaval nacional para garantir uma festa mais organizada e participat­iva
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jomo Fortunato defende mudanças estruturai­s no Carnaval nacional para garantir uma festa mais organizada e participat­iva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola