Jornal de Angola

Pérolas foram recebidas em apoteose em Luanda

Músico Matias Damásio emprestou a sua voz na homenagem prestada às campeãs africanas no Memorial Agostinho Neto

- Armindo Pereira

Em apoteose e debaixo de ovação ruidosa prestada por perto de 350 pessoas. Foi assim que os angolanos presentes no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro receberam, ontem à tarde, a Selecção Nacional sénior feminina de andebol, que na sexta-feira ergueu o 14º título do Campeonato Africano das Nações (CAN), cujo palco de disputa foi a cidade de Yaoundé, capital dos Camarões.

Várias figuras de diferentes estratos sociais manifestar­am carinho ao conjunto mais titulado de África a nível da modalidade, um momento ímpar vivido com muito entusiasmo mas com as devidas restrições devido à situação da pandemia da Covid-19.

Tão-logo saíram do interior do Aeroporto, as Pérolas contaram com a escolta de um aparato dos efectivos da Polícia Nacional para acautelar a euforia das pessoas que pretendiam chegar muito perto dos integrante­s da caravana, depois de cinco horas de espera.

De imediato, as jogadoras e equipa técnica dirigirams­e para o camião montado com uma estrutura alegórica, decorado com as cores da bandeira nacional, bem como uma fotografia das campeãs em tamanho gigante, além do aparato sonoro. A caravana partiu para uma passeata por algumas artérias da cidade.

O percurso começou na Avenida Revolução de Outubro,

antes de virar para a Ho Chi Minh em marcha lenta. A ampliação sonora não passou despercebi­da aos transeunte­s que acenaram e registaram o momento com os telemóveis.

Nas imediações do Largo das Heroínas, os automobili­stas que circulavam em sentido contrário reduziram a velocidade para render homenagem ao "sete" nacional pelo ceptro conquistad­o diante das anfitriãs.

Já no Memorial António Agostinho Neto, na Praia do Bispo, as Pérolas foram recebidas por entidades governamen­tais e não só, com destaque para a ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, chefe da Casa de Segurança da Presidênci­a da República, Francisco Pereira Furtado. A cerimónia contou, igualmente, com a presença de Maria Eugénia Neto, viúva do primeiro Chefe de Estado angolano, das titulares da Educação e Administra­ção Pública e Segurança Social, Luísa Grilo e Teresa Dias, respectiva­mente.

Durante a intervençã­o, o presidente da Federação Angolana de Andebol(faand), José do Amaral Júnior "Maninho" disse que o título vem consolidar a hegemonia do combinado nacional em África.

"Em 24 edições Angola venceu 14, conquistám­os mais campeonato­s que todos os outros países juntos", sublinhou.

Por outro lado, o presidente confirmou a continuida­de do selecciona­dor Filipe Cruz, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo, em Espanha, em Dezembro. Apesar do pouco tempo de preparação, Maninho destacou o trabalho técnico e desportivo e toda a planificaç­ão financeira. Quanto à presença da Selecção Nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o dirigente disse que o objectivo passa por melhorar ou manter o oitavo lugar obtido no Brasil, em 2016.

Antes do encerramen­to, houve um momento cultural com o músico Matias Damásio, que interpreto­u o tema "Eu amo a minha Angola".

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Isabel Guialo foi eleita a Melhor Jogadora do campeonato
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Isabel Guialo foi eleita a Melhor Jogadora do campeonato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola