Jornal de Angola

“Vocês são o nosso orgulho nacional”

- Anaximandr­o Magalhães

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, considerou às Pérolas um orgulho nacional, sobretudo por demonstrar­em a força e resiliênci­a da mulher angolana.

A revelação foi feita ontem, no Memorial António Agostinho Neto, na Praia do Bispo, em Luanda, durante a leitura do discurso de homenagem à Selecção Nacional, pela conquista do 14º título africano de andebol sénior feminino.

"Minhas queridas jovens, nossas Pérolas, nosso orgulho nacional. Vocês são o melhor exemplo do que a mulher angolana tem: força e resiliênci­a. Força para vencer e ultrapassa­r todos os desafios. Por isso, nós dizemos viva as nossas Pérolas.

Em nome do Presidente da República gostaria de vos fazer chegar o muito obrigada pelo exemplo que vocês deram a toda a juventude", disse.

Antes, a ministra disse: "é um privilégio e uma grande honra saudar e felicitar as nossas inusitadas andebolist­as pela retumbante vitória conseguida nos Camarões, feito que nos enche a todos de orgulho. Em nome de Sua Excelência, Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, felicito cada uma de vós e toda a equipa técnica que granjearam essa grande alegria para a nação angolana elevando todo o nosso patriotism­o e alegria de sermos um povo resiliente, corajoso e capaz de feitos invictos".

Carolina Cerqueira realçou e apelou: "o vosso exemplo deve impulsiona­r a ambição dos mais jovens em querer vencer e primar pela excelência. Um país forja-se com talentos mas não importa o quão talentosos formos se esse talento não for acompanhad­o de tenacidade, disciplina, dedicação e foco".

"Esta vossa vitória que também é a nossa conquista enquanto país, enquanto povo, não foi feita na fase final do campeonato, foi uma vitória construída com muito treino, sacrifício­s, muitas vezes com dúvidas por causa das dificuldad­es que a vida nos impõe, mas vocês nunca desistiram, apesar dos transtorno­s agravados pela situação de pandemia que afecta a todos nós e tem vindo a condiciona­r a prática desportiva. Ainda assim, resistiram a todos os obstáculos e vicissitud­es e hoje são campeãs africanas pela 14ª vez".

Essa vitória demonstra que além de talento as nossas campeãs têm perseveran­ça, disciplina, dedicação e são umas verdadeira­s guerreiras, não é por acaso que são chamadas de Pérolas, pois vocês são preciosas.

Antes de finalizar, a ministra de Estado garantiu às jogadoras:"nós Governo da República de Angola e os angolanos em geral vamos estar sempre do vosso lado nosbonseno­smausmomen­tos. Acreditem, Angola toda estava convosco enquanto jogavam, pois sabíamos que não jogavam só por vocês", concluiu.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Carolina Cerqueira, à esquerda, e Ana Paula do Sacramento Neto, ministra da Juventude e Desportos
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Carolina Cerqueira, à esquerda, e Ana Paula do Sacramento Neto, ministra da Juventude e Desportos
 ??  ?? José do Amaral Júnior “Maninho” e presidente da Federação
José do Amaral Júnior “Maninho” e presidente da Federação
 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadoras do sete nacional no momento em que saíam do aeroporto
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadoras do sete nacional no momento em que saíam do aeroporto
 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola