Jornal de Angola

Job quase pulveriza registo de Saavedra

- Anaximandr­o Magalhães

Envolto em polémica por causa do tempo, 20 ou 25 segundos, o golo marcado pelo médio Job, 1-0, no clássico frente ao 1º de Agosto, quase pulverizou o registo de Manuel Martins “Saavedra”, detentor do tento mais rápido apontado por um jogador do Petro de Luanda num Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.

Nos arquivos, inclusive na crónica de jogo publicada no Jornal de Angola, na edição de 16 de Maio de 1988, constam que o tento do avançado Saavedra, coincident­emente marcado também ao eterno rival, 1º de Agosto, foi rubricado aos 18 segundos, após passe de Osvaldo Saturnino de Oliveira “Jesus”, expoente máximo do clube petrolífer­o.

O golo inaugural na partida referente à 12ª jornada, disputado no Estádio da Cidadela, permitiu aos tricolores do Catetão construíre­m, 6-0, a derrota mais copiosa da história dos militares do antigo RI-20, em clássicos. Antes, em 1982, já haviam perdido por 6-2.

Aos 26 minutos Saavedra bisou e aos 89 fez o hat-trick . Ndongala, aos 41 minutos, e

Abel Campos (58 e 83), alcunhado por “Velha Gazela”, também inscrevera­m os nomes nos anais.

No sábado, 12 do corrente, em desafio pontuável para a 24ª ronda, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, nova catedral do futebol angolano também fizeram gosto ao pé Tiago Azulão e Vidinho.

O golo mais rápido de uma das competiçõe­s domésticas mais mediáticas do país continua a ser tema de acalorados debates. Alguns atribuem tal feito a Love Kabungula, com um golo supostamen­te marcado aos seis segundos. Enquanto isso, a marca de 29 golos estabeleci­da por Carlos Alves, ao serviço do 1º de Agosto, resiste há exactos 40 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola