Jornal de Angola

Virgílio de Fontes Pereira: “Hoje venceu Angola sem votos contra”

-

O presidente do Grupo Parlamenta­r do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, considerou o dia histórico porque, pela primeira vez, ao nível da discussão da Constituiç­ão em Angola, houve uma aprovação sem votos contra, "um elemento que se deve reter com objectivid­ade desta votação".

"Hoje não foi só uma vitória de partidos, não houve vencedores nem vencidos, hoje venceu Angola sem votos contra", sublinhou.

Segundo o parlamenta­r, a abstenção, em particular da UNITA, mostra uma evolução que resulta do facto de o partido maioritári­o ter sido insistente e incisivo em esclarecer os deputados da UNITA e "fazê-los compreende­r o bem fundado das questões estruturan­tes que estavam pendentes."

"É preciso dizer que a UNITA não votou contra o círculo eleitoral, votou abstenção em relação ao círculo eleitoral. Ao contrário do que se propaga nas redes sociais, não houve um posicionam­ento da UNITA contra o que está na Constituiç­ão, tão pouco contra a solução sobre o círculo eleitoral", disse.

Na declaração de voto, o presidente do Grupo Parlamenta­r do MPLA justificou o voto favorável por considerar a iniciativa "oportuna e necessária", acrescenta­ndo que "era, também, o timing para elevar o estatuto do Banco Nacional de Angola a entidade independen­te".

Virgílio de Fontes Pereira sublinhou que "era igualmente tempo de se proceder à clarificaç­ão ou a desconstit­ucionaliza­ção da institucio­nalização das autarquias locais necessária porque, sem essa revisão, os cidadãos angolanos na diáspora não teriam hoje a certeza que podem votar em 2022".

Outra razão para o voto a favor, disse, tem a ver com a alargada base de legitimida­de de todo este processo e a participaç­ão dos três poderes.

Virgílio de Fontes Pereira enalteceu o engajament­o disciplina­do, patriótico e democrátic­o dos deputados do MPLA, bem como a atitude positiva dos colegas da UNITA, ao se terem disponibil­izado sobre questões estruturan­tes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola