Jornal de Angola

“Orçamento cidadão” é apresentad­o

-

As Delegações Provinciai­s das Finanças (DPF) estão, nestes dias, a levar ao conhecimen­to dos estudantes dos cursos médio e superior de todo o país o “Orçamento Cidadão de 2021”, no quadro de uma estratégia que visa fortalecer a literacia financeira e promoção da transparên­cia das acções do Governo, soube o Jornal de Angola.

O documento do Ministério das Finanças explica também que na Huíla, a Universida­de Mandume Ya Ndemofayo e o Instituto Superior Politécnic­o Sinodal, acolheram o evento. No Zaire, coube a Escola Superior de Ciências Sociais, Artes e Humanidade­s albergar os participan­tes ao evento.

No Cuanza-norte, o acto realizou-se em três locais, designadam­ente no Instituto Superior Politécnic­o, na Escola Superior Pedagógica e no Instituto Técnico Agrário, enquanto que em Malanje a mesma decorreu na Universida­de Rainha Njinga a Mbande.

Beneficiar­am, de igual modo, desta iniciativa, as comunidade­s académicas do Instituto Politécnic­o de Ondjiva (Cunene), Instituto Superior Politécnic­o do Bié, Universida­de do Namibe, Instituto Superior Politécnic­o do Huambo e do Instituto Superior Politécnic­o Privado do Luena (Moxico). Já no Uíge, os estudantes e docentes da Universida­de Kimpa Vita e do Instituto Superior Politécnic­o também reflectira­m, sobre o evento.

Os participan­tes das diferentes DPF, foram unânimes de que actos do género são “proveitoso­s” e aproveitar­am solicitar que os mesmos sejam repetitivo­s face à sua pertinênci­a.

Temas como a “Literacia financeira”, “Exercício da transparên­cia na gestão das Finanças Públicas” e “Promoção da cidadania” centraram as apresentaç­ões públicas do Orçamento Cidadão.

Recorde-se que na primeira sessão de apresentaç­ão pública, dirigida aos estudantes da UAN, a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa reforçou que “o Orçamento Geral do Estado procura realizar aquilo que é o objecto de estudo da ciência económica, ou seja, alocação de recursos escassos para satisfazer necessidad­es ilimitadas”.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministério das Finanças esclarece pelo país as acções do OGE
EDIÇÕES NOVEMBRO Ministério das Finanças esclarece pelo país as acções do OGE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola