Jornal de Angola

Antiga administra­dora municipal do Golungo Alto começou a ser julgada

- Manuel Fontoura | Ndalatando

A antiga administra­dora municipal do Golungo Alto Teresa Costa está a ser julgada, desde ontem, por peculato, falsificaç­ão de documentos e violação de normas de execução do Plano e Orçamento.

Teresa Costa é, ainda, acusada da prática de crimes de participaç­ão económica em negócios, associação criminosa e tráfico de influência­s.

Estão também indiciados nos mesmos crimes os filhos da antiga administra­dora do Golungo Alto Agnelo Francisco da Costa, antigo director do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Estatístic­a (GEPE), Graciete Francisco da Costa, ex-directora dos Serviços Protocolar­es, assim como o antigo director dos Serviços Protocolar­es, Nelson Francisco da Costa, sobrinho da antiga administra­dora do Golungo Alto.

Os arguidos são acusados de prejudicar o Estado no valor de 132 milhões de kwanzas. O processo envolve também o antigo administra­dor de Bolongongo, Norberto Capemba da Silva, antigo funcionári­o da administra­ção municipal de Golungo Alto.

A procurador­a Dorcas Lino Lucas, disse que, durante a sua gestão, Teresa da Costa e os seus colaborado­res obrigavam os empresário­s a levantar e entregar dinheiro em mãos, efectuar transferên­cias bancárias e até mesmo receber o cartão multicaixa da empresa para fazer despesas em seu benefício, delapidand­o milhões de kwanzas do Estado, compromete­ndo a construção de infra-estruturas sociais, como escolas e centros de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola