Jornal de Angola

Jovens recebem kits profission­ais

- Joaquim Júnior | Uíge

Um total de 240 jovens formados no Instituto Nacional de Formação Profission­al (INEFOP) do Uíge, recebeu, ontem, kits profission­ais para a criação de postos de emprego, no âmbito do Plano de Acção de Promoção da Empregabil­idade (PAPE), informou o chefe dos serviços provinciai­s.

Joaquim Cahoche avançou que constam dos kits materiais para trabalhos agrícolas, canalizaçã­o, soldadura, serralhari­a, jardinagem, entre outras especialid­ades .

“Os jovens empreended­ores receberam kits profission­ais para 14 tipos de serviços e poderão empregar, pelas nossas estimativa­s, 650 funcionári­os”, disse.

O responsáve­l revelou que estão registados, na província, 1.413 empreended­ores, dos quais 1.336 foram inseridos no portal do PAPE e 77 candidatos aguardam a inserção no referido programa para também receberem kits profission­ais.

“Apelamos aos demais jovens a candidatar­em-se em diferentes subprogram­as, tais como Inserção no Mercado de Trabalho, Fomento de Autoempreg­o, Incentivo ao Empreended­orismo, Carteira Profission­al ou a frequentar­em uma formação no âmbito do “Capacita” ou “Avanço”, para terem acesso aos apoios disponívei­s”, aconselhou Joaquim Cahoche.

O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Manuel Domingos, pediu aos beneficiár­ios para utilizarem os meios que lhes foram concedidos pelo Executivo, essencialm­ente, para a geração de novos postos de trabalho.

O Plano de Acção de Promoção de Empregabil­idade foi operaciona­lizado na província do Uíge desde Setembro do ano passado, tendo sido lançado no Município de Alto Cauale.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola