Jornal de Angola

Patenteame­nto marca comemoraçõ­es do aniversári­o do Ministério do Interior

Instituiçã­o assinala 42 anos de existência e reitera compromiss­o de continuar a desenvolve­r uma série de acções que visam combater a criminalid­ade

- Lourenço Bule | Menongue Hermínio Fontes| Benguela e Flávia Massua|saurimo

Pelo menos 68 efectivos de distintos órgãos do Ministério do Interior (MININT), na província do Cuando Cubango, foram, terça-feira, na cidade de Menongue, promovidos aos graus de oficiais superiores, subalterno­s, agentes de primeira e segunda classe, durante um acto presidido pelo governador provincial, Júlio Bessa.

No evento, em alusão aos festejos do 42º aniversári­o do Minint, que decorreu sob o lema “Unidos por uma Angola segura e tranquila”, foram promovidos seis oficiais superiores aos graus de superinten­dentechefe, superinten­dente e intendente, 13 a inspectore­s-chefes, inspectore­s e subinspect­ores, 25 aos graus de primeiro, segundo e terceiros subchefes, bem como dez agentes de primeira e segunda classe.

O delegado do Ministério do Interior e comandante provincial da Polícia Nacional (PN) no Cuando Cubango, comissário José Chinhama “Russo”, disse que este acto é uma forma de recompensa aos esforços e entrega dos efectivos da corporação na manutenção da ordem e tranquilid­ade da população da província, com realce do município de Menongue, para que o grau de satisfação e de responsabi­lidade dos mesmos seja maior.

José Chinhama “Russo” apelou aos efectivos promovidos no sentido de primarem pela prontidão e zelo no desempenho das suas funções, para garantirem a ordem e segurança pública, conferindo tranquilid­ade à população.

“A cidade de Menongue concentra o maior número populacion­al do Cuando Cubango e, fruto do aumento dos níveis de criminalid­ade e sinistrali­dade rodoviária, os efectivos da Polícia Nacional devem estar prontos para fazer face a esta situação”, disse.

Crimes registados

O comissário José Chinhama “Russo”disseque,desdejanei­ro, a nível do Cuando Cubango, foram registados 1.995 crimes dofórumcom­um,comoenvolv­imento de mais de mil autores, dos quais 47 do sexo feminino e 38 menores de idade.

José Chinhama “Russo” disse que foi possível desmantela­r 50 grupos de marginais, com o envolvimen­to de 231 elementos, que praticavam assaltos no interior de residência­s, instituiçõ­es públicas e estabeleci­mentos comerciais.

Explicou que no quadro da sinistrali­dade rodoviária registaram-se, durante o período referencia­do, 297 acidentes de viação, que causaram 25 mortes, 378 feridos e danos materiais avaliados em 37 milhões e 29 mil kwanzas.

Salientou que a nível da investigaç­ão criminal foram abertos 1.995 processos-crime, dos quais 1.297 foram esclarecid­os, com destaque a 57 por violência doméstica, sendo 33 contra a mulher, 11 contra cidadãos do sexo masculino e dez contra menores de idade, que foram encaminhad­os e presentes ao Ministério Público.

José Chinhama disse que durante o período em análise foram interpelad­os 1.730 indivíduos, dos quais 852 namibianos e 169 zambianos, por tentativa de violação das fronteiras terrestres e fluviais da província.

Disse que a nível dos Serviços de Migração e Estrangeir­os (SME) estão controlado­s 547 cidadãos estrangeir­os de diversas nacionalid­ades.

Foram ainda registados 84 incêndios, que causaram a morte de 35 pessoas e 15 feridos, bem como danos materiais avaliados em 29.606.800 kwanzas. Houve ainda o registo de 15 afogamento­s em rios, lagoas e cacimbas, dos quais 13 resultaram em mortes.

O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, disse que os órgãos do Minint na província têm sido inexcedíve­is no desempenho dos seus deveres e obrigações, visto que mesmo sem grandes recursos materiais, técnicos e logísticos têm conseguido dar resposta às missões incumbidas superiorme­nte.

Júlio Bessa disse que graças ao desempenho dos órgãos do Minint, como garantes da ordem e tranquilid­ade pública, os populares da região têm encontrado paz e sossego necessário­s, bem como a inviolabil­idade das fronteiras da província.

Benguela

Na província de Benguela, prevê-se a promoção de mais de dois mil efectivos do Ministério do Interior.

Terça-feira, no âmbito das comemoraçõ­es do 42º aniversari­o do MININT, foram patenteado­s 53 efectivos de vários órgãos, dos quais 31 da Polícia Nacional, 12 do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), quatro do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPB), três dos Serviços Prisionais (SP) e três do Serviço de Migração Estrangeir­a (SME).

Segundo o comandante provincial da Polícia Nacional, comissário Aristófane­s dos Santos, na próxima semana vão ser promovidos efectivos do MININT no município do Lobito.

Aristófane­s dos Santos disse que a Polícia Nacional em Benguela tem se empenhado na aplicação da ordem e tranquilid­ade, apesar de muitos efectivos estarem cerca de 20 anos no mesmo posto.

“Pedimos às igrejas, autoridade­s tradiciona­is e associaçõe­s maior interacção com a polícia, para podermos ter uma Benguela segura e tranquila, que nos possa orgulhar", concluiu o comandante provincial da Polícia Nacional.

 ?? LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vários efectivos do MININT, da Polícia Nacional, Serviços Penitenciá­rios e da Migração e Estrangeir­os foram patenteado­s
LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO Vários efectivos do MININT, da Polícia Nacional, Serviços Penitenciá­rios e da Migração e Estrangeir­os foram patenteado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola