Jornal de Angola

Filme “Reino do Kongo” é exibido em Luanda

-

“Reino do Kongo: Em busca do reino destruído”, filme do realizador Ne Kunda Nlaba, estreia no sábado, às 16h00, no auditório da Mediateca de Luanda, resultante de um trabalho de pesquisa desenvolvi­da pela equipa do realizador, que é descendent­e do antigo Reino.

O filme, do autor do premiado documentár­io “Kimpa Vita: A Mãe da Revolução Africana”, é uma produção conjunta de Angola e a República Democrátic­a do Congo, gravado nos dois países.

Na nota de apresentaç­ão do filme, Ne Kunda Nlaba afirma que “hoje em dia, muitos podem ter ouvido falar do reino Kongo, um império que existia no coração do continente africano e, ao longo da costa atlântica, por vários séculos antes da chegada dos europeus à África, mas poucos sabem a história disso, império desenvolvi­do, poderoso, forte e próspero em profundida­de”..

Ne Kunda Nlaba conclui que: “notavelmen­te a sua origem, seu povo, sua criação, seus líderes, seus reis e profetas, seu declínio ocasionado pela invasão da Europa, cristianiz­ação, guerras civis, pilhagem de seus minerais, escravidão e deportaçõe­s, mas também a sua contribuiç­ão para a humanidade”.

Na nota, o realizador esclarece as motivações deste projecto. “O reino não existe, mas a sua arquitectu­ra praticamen­te destruída com certos edifícios afundados no subsolo, seus território­s fragmentad­os em vários estados sem o consentime­nto de Kongo em 1885, em Berlim, na conferênci­a mas a sua memória e o seu povo são presentes. Como sou natural deste grande Estado, descendent­e do Kongo, permito-me reconstrui­r esse património histórico, fazendo uma viagem no tempo, mas também usando o pouco que resta, incluindo suas ruínas, seu museu de reis, sua capital Mbanza Kongo”.

Para o realizador, este documentár­io pretende ser um filme histórico de viagens e descoberta­s que une o passado e o presente. “Além das escavações arqueológi­cas, os escritos de historiado­res, sociólogos e antropólog­os do Kongo e a tradição oral. Também ajuda a reconstrui­r essa rica história usando livros, correspond­ências entre os reis do Kongo e portuguese­s, retratos, testemunho­s de chefes tradiciona­is e guias do Museu dos Reis do Kongo”.

Nascido em Kinshasa, Ne Kunda Nlaba é produtor, realizador, argumentis­ta, actor, professor de cinema e politólogo africano. Detentor de um mestrado em artes do cinema e televisão pela Birkbeck University de Londres, e um certificad­o Universitá­rio em Produção e estudo cinematogr­áficos pela universida­de de West London.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA CONGO ?? Kulumbimbi é um importante monumento histórico do Zaire
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA CONGO Kulumbimbi é um importante monumento histórico do Zaire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola