Jornal de Angola

Malianos exigem retirada das tropas francesas

-

Apesar da chuva intensa que ontem de manhã se abateu sobre Bamako, milhares de malianos saíram às ruas para exigir a retirada das tropas francesas, independen­temente do que se vier a passar com a “Operação Barkhane”, que Emmanuel Macron já anunciou que seria desactivad­a no final do mês

Milhares de malianos saíram, ontem, às ruas de Bamako, para protestar contra a presença militar francesa no país, exigindo a sua retirada imediata e incondicio­nal. Segundo a AFP, alguns dos manifestan­tes ostentavam bandeiras russas e seguravam cartazes pedindo uma maior cooperação entre o Mali e este país europeu.

As manifestaç­ões ordenadas por diversas organizaçõ­es da sociedade civil foram afectadas pelas fortes chuvas que se abateram sobre Bamako, mas serviu para sublinhar a forma como numerosos malianos continuam a encarar a cooperação militar que o seu país mantém com a França.

A semana passada, foi revelado que uma investigaç­ão da ONU ligou a França ao ataque aéreo que em Janeiro matou 19 civis reunidos para um casamento no Mali, refutando a ideia de que se havia tratado de uma acção jihadista. Segundo a AFP, a divisão de direitos humanos da Missão da ONU no Mali, juntamente com os especialis­tas forenses da organizaçã­o foi “capaz de confirmar, segundo um relatório ontem divulgado, que realmente houve uma cerimónia de casamento que reuniu cerca de 100 civis no local do ataque, incluindo cinco pessoas armadas, supostos membros de um grupo aliado da alqaeda. Na ocasião, pelo menos 22 pessoas foram mortas, incluindo três dos supostos membros do grupo terrorista.

A França confirmou que o bombardeam­ento ocorreu, mas rejeitou acusações de assassinat­o das pessoas que estavam no referido casamento, alegando ter “aniquilado terrorista­s”. Membros das Forças Armadas francesas falaram em bombardear um grupo jihadista com um avião de combate. O Governo do Mali e o Exército francês negaram anteriorme­nte as alegações de que um ataque aéreo francês matou civis que comparecia­m ao casamento.

 ?? DR ?? Milhares de descontent­es marcharam ontem nas ruas de Bamako contra a operação Barkhane
DR Milhares de descontent­es marcharam ontem nas ruas de Bamako contra a operação Barkhane

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola