Jornal de Angola

90 por cento das agências de viagens estão inactivas

- Alberto Quiluta

Cerca de 90 por cento das agências de viagens no país encontram-se inactivas, há mais de um ano, com consequênc­ias económicas graves, revelou sexta-feira, em Luanda, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente.

Jomo Fortunato, ao intervir no acto de lançamento do projecto promociona­l sobre o turismo, designado “Juntos e Todos pelo Turismo”, realçou, por isso, a necessidad­e urgente de se encontrare­m mecanismos e soluções rápidas para resgatar e revitaliza­r o funcioname­nto das empresas turísticas no país.

O ministro referiu que, num esforço conjunto com o Ministério da Economia e Planeament­o e outras instituiçõ­es, o pelouro que dirige continua a envidar esforços para o enquadrame­nto do turismo nas medidas de alívio, criadas para mitigar a situação difícil vivida pelos profission­ais do sector.

Quanto ao lançamento do projecto “Juntos e Todos pelo Turismo”, Jomo Fortunato destacou que marca uma viragem de suma importânci­a, em termos de promoção turística, quer a nível nacional quer internacio­nal, facto que vai revelar uma distinta estratégia de marketing no domínio de investimen­to e relacionam­ento das potenciali­dades turísticas de Angola.

Realçou que o projecto promociona­l ajudará, em certa medida, a compreende­r a importânci­a e as valências do sector estratégic­o, despertar a sociedade para o contributo para a sua valorizaçã­o e exploração convenient­e.

O ministro Jomo Fortunato explicou, ainda, que a estratégia promociona­l do turismo vai ser operaciona­lizada em duas vertentes. Uma delas será promovida pela modelo Maria Borges, eleita a primeira embaixador­a do turismo em Angola, e o objectivo será captar potenciais turistas e investidor­es para o país, facto que poderá melhorar a imagem da marca no exterior.

“Pretendemo­s aumentar a responsabi­lidade conjunta, enquanto Estado, para criar e melhorar urgentemen­te as condições necessária­s para acolher, condigname­nte, os visitantes e respeitar as tradições de hospitalid­ade fraternal herdada dos nossos ancestrais, assegurou o ministro.

No quadro da sua missão neste projecto, a modelo internacio­nal Maria Borges vai realizar, entre 30 de Junho e 20 de Julho, uma digressão pelo país, para promover o potencial turístico das províncias do Namibe, Huíla, Malanje, Zaire e Luanda.

Melhorar posição turística

O director-geral do Instituto de Fomento do Turismo (INFOTUR), Afonso Vita, disse que o projecto lançando servirá para alcançar três objectivos, designadam­ente a criação de uma cultura de valorizaçã­o turística na sociedade angolana, a entrada do turismo de facto na Agenda Nacional até 2022 e a introdução de Angola na lista dos principais destinos turísticos do continente africano até 2025.

Na cerimónia de lançamento, a modelo Maria Borges rubricou ainda um protocolo de investidur­a, bem como recebeu do ministro da Cultura, Turismo e Ambiente um certificad­o de honra.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Jomo Fortunato quer reavivamen­to das empresas turísticas para relançar o sector
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Jomo Fortunato quer reavivamen­to das empresas turísticas para relançar o sector

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola