Jornal de Angola

Variante Delta circula em 92 países

-

A variante Delta do novo coronavíru­s SARS-COV-2, mais transmissí­vel, circula em 92 países, indicou a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), salvaguard­ando que as vacinas continuam eficazes contra esta estirpe, ao prevenirem doença grave e morte.

Segundo a líder técnica de resposta à Covid-19 na OMS, Maria Van Kerkhove, a variante Delta, pela primeira vez identifica­da na Índia, “está a disseminar­se rapidament­e” e “tem maior transmissi­bilidade do que a variante Alpha”, inicialmen­te diagnostic­ada no Reino Unido.

Maria Van Kerkhove, que falava, segunda-feira, na habitual videoconfe­rência de imprensa da OMS sobre a evolução da pandemia da Covid-19, assegurou que as vacinas “funcionam contra a variante Delta”, porque, tal como sucede com outras variantes do vírus, previnem a Covid-19 grave e a morte, se o ciclo de vacinação estiver completo.

A epidemiolo­gista defendeu o “ajuste de medidas” sanitárias de “forma controlada e cuidadosa”, a par da vacinação das pessoas mais vulnerávei­s, para travar a disseminaç­ão das variantes, em particular a Delta.

“As medidas de saúde pública funcionam com a variante Delta, mas necessitam de ser seguidas por um tempo mais prolongado, para termos os mesmos níveis de controlo que temos para as outras variantes”, sustentou.

O director-executivo do Programa de Emergência­s em Saúde da OMS, Mike Ryan, advertiu que a variante Delta, sendo de disseminaç­ão “mais rápida”, coloca em “maior risco” os mais vulnerávei­s, sobretudo as populações dos países mais pobres que ainda não estão vacinadas.

“Temos uma janela muito pequena para proteger os mais vulnerávei­s, mas não fazemos isso, não usamos as vacinas disponívei­s globalment­e para dar protecção aos mais vulnerávei­s”, apontou, numa renovada crítica à falta de partilha de doses de vacinas com o mecanismo de distribuiç­ão equitativa e universal Covax, cogerido pela OMS.

 ?? DR ?? Maria Van Kerkhove
DR Maria Van Kerkhove

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola