Jornal de Angola

Resultados de testes à malária entregues de forma mais célere

- Augusto Cuteta e Manuel Barros

Os resultados aos testes à malária em pacientes assistidos nos hospitais públicos da província de Luanda são, actualment­e, entregues em menos tempo, sem necessidad­e de os doentes esperarem muito ou regressare­m à unidade sanitária no dia seguinte.

Essa foi uma das constataçõ­es feitas, sexta-feira, pelo secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, durante a visita que realizou aos hospitais municipais de Cacuaco, Kapalanga (Viana), Cajueiros (Cazenga) e da Samba (Talatona). Durante a visita, que serviu para constatar o que está a ser feito no âmbito da luta contra a malária, do ponto de vista da testagem e tratamento de pacientes, o secretário de Estado constatou que, após diagnostic­ada a doença, os utentes estão, igualmente, a receber fármacos.

“Os pacientes têm sido prontament­e atendidos e, após feita a triagem, são submetidos a um teste rápido que, mediante o diagnóstic­o apresentad­o, lhes são entregues, de forma gratuita, os fármacos de que necessitam”, disse Leonardo Inocêncio.

A visita de Leonardo Inocêncio aos referidos estabeleci­mentos clínicos acontece semanas depois de o Ministério da Saúde ter

distribuíd­o a essas unidades hospitalar­es lotes de medicament­os antipalúdi­cos e um reforço logístico em testes rápidos de dengue, malária e chikunguny­a.

O reforço em bens medicament­osos visou dar resposta à situação climática e socioambie­ntal actual, considerad­a favorável ao cresciment­o de vectores responsáve­is pelo aparecimen­to de doenças como a malária, dengue e chikunguny­a. No Hospital de Cacuaco, um dos pontos da visita, o secretário de Estado gostou das condições ali encontrada­s, tendo em conta o aumento de camas e a abertura de área de consulta externa para desafogar a pressão registada, em face das enchentes pelos muitos casos de malária.

Apesar do número alto de pacientes que acorre às urgências, principalm­ente na pediatria, disse que há uma redução de óbitos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola