Jornal de Angola

Polícia aposta na formação dos efectivos

- Alexa Sonhi |

A Polícia Nacional vai continuar a apostar na formação dos recursos humanos como uma das suas grandes prioridade­s, com vista a corrigir os procedimen­tos de actuação dos agentes da corporação, garantiu, ontem, o segundo comandante-geral da instituiçã­o.

O comissário-chefe Domingos de Andrade, que falava no acto de encerramen­to das comemoraçõ­es dos 45 anos da Escola Prática de Polícia (EPP), realçou que esta conquista passa, igualmente, pela aposta na qualificaç­ão e especializ­ação da formação dos instrutore­s de polícias.

“É fundamenta­l a formação permanente do corpo docente, para que se passa ter efectivos qualificad­os”, realçou o segundo comandante-geral, acrescenta­ndo que “se a capacitaçã­o do agente e subchefe for criteriosa, os resultados do seu trabalho serão positivos e os incidentes tácticos serão reduzidos”.

Por isso, disse que a Polícia Nacional coloca o desafio de atingir a excelência na administra­ção das distintas matérias que comportam o curso básico de polícia.

Domingos Andrade frisou ser importante realçar que a qualidade do ensino reflecte-se na qualidade do trabalho prestado pelos agentes e subchefes.

Três mil formados este ano

Um total de três mil efectivos, afectos à Polícia Nacional foi formado, durante o ano passado, pela EPP. Deste número, apenas cinco por cento teve pouco aproveitam­ento, uns por questões de saúde, e outros, por falta de maior dedicação.

O director da EPP, comissário Elias de Sousa, disse que a referida escola é usada para várias actuações policiais, sendo que a principal actividade da mesma é a de formar os efectivos para garantir, com dignidade, a ordem e tranquilid­ade públicas.

O comissário Elias de Sousa referiu que os 45 anos da EPP foram marcados por diversas transforma­ções, de acordo com a realidade operaciona­l e estratégic­a do comando superior e com procedimen­tos de actuação adequados à realidade constituci­onal do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola