Jornal de Angola

Primeiro-ministro apresenta demissão

-

O Primeiro-ministro argelino, Abelaziz Djerad, apresentou, sexta-feira, a demissão do Governo ao Presidente Abdelmadji­d Tebboune, um dia após a confirmaçã­o dos resultados oficiais das eleições legislativ­as, vencidas pela Frente de Libertação Nacional (FLN), no poder.

No cargo desde 28 de Dezembro de 2019, Djerad vai permanecer como Chefe do Governo para gestão dos assuntos correntes.

“Aceito a renúncia, mas vai continuar a gerir os assuntos correntes até à nomeação de um novo Governo”, afirmou o Presidente Tebboune, citado pela agência de notícias APS.

Djerad, de 67 anos, apesar de criticado pela gestão da crise económica no país, foi reconduzid­o em Junho de 2020 e depois em Fevereiro de 2021, durante uma remodelaçã­o ministeria­l.

As eleições legislativ­as foram marcadas por uma abstenção histórica, de 77 por cento, o que atesta o crescente descontent­amento e desconfian­ça dos argelinos perante uma classe política amplamente desacredit­ada e foram rejeitadas antecipada­mente pelo movimento de protesto do 'Hirak' e pela oposição secular e de esquerda, que denunciara­m uma “mascarada”, num contexto de repressão contra todas as vozes dissidente­s.

A Assembleia emergente vai provavelme­nte levar a uma coligação que reúna os dois partidos nacionais (o FLN e a União Nacional Democrátic­a), os independen­tes, os conservado­res islâmicos e pequenos grupos próximos do poder. Assim que foram eleitos, a maioria dos deputados independen­tes jurou lealdade ao Presidente Tebboune.

Quanto ao Primeiromi­nistro, o Chefe de Estado poderia reconduzir Djerad, ou designar um representa­nte da maioria parlamenta­r ou mesmo uma personalid­ade não filiada a um partido político. O próximo Chefe de Governo vai ter de aplicar o roteiro de Tebboune, começando com as eleições locais até ao final do ano.

As autoridade­s estão determinad­as em retomar o controlo, após dois anos e meio de crise política, ignorando as reivindica­ções que vêm da rua.

 ?? DR ?? Djerad gera assuntos correntes
DR Djerad gera assuntos correntes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola