Jornal de Angola

A última missão da “operação Barkhane”

-

francesa Barkhane anunciou, ontem, num comunicado, ter “neutraliza­do”, quarta-feira, um grupo terrorista armado, bem como libertado um refém maliano entre Bambaramao­undé e a estrada nacional 16, na região de Timbuktu, no Norte do Mali.

De acordo com o comunicado divulgado pela Panapress, durante esta fase de neutraliza­ção, soldados franceses libertaram um oficial maliano, sequestrad­o e raptado desde o início de Fevereiro de 2021. Cuidados médicos foram-lhe dados, porque ficou ferido por causa das condições de sequestro, refere a mesma fonte.

Depois de recuperar o estado de saúde, ele será entregue pela força Barkhane às autoridade­s malianas para finalmente poder reencontra­r os seus parentes nos próximos dias, indicou o documento. Para garantir a sua segurança durante o repatriame­nto, nem a identidade nem o local do sequestro serão divulgados, referiu o Exército francês.

Esta terá sido, talvez, a última operação da Força Barkhane uma vez que o Presidente francês, Emmanuel Macron anunciou, há duas semanas, o desmantela­mento no final deste mês que seria acompanhad­o por uma nova forma de cooperação militar entre a França e o Mali.

Liderada pelo Exército francês, em parceria com os países do G5 Sahel (Burkina-faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad), a Operação Barkhane foi lançada a 1 de Agosto de 2014 e assentava numa abordagem estratégic­a baseada numa lógica de parceria com os principais países da faixa sahelo-saariana.

Ela reúne mais de cinco mil militares que têm como missão lutar contra grupos terrorista­s armados e apoiar as forças armadas dos países parceiros para que possam enfrentar estas ameaças com seriedade.

 ??  ?? A força
A força

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola