Jornal de Angola

FIFA suspende congolês Constant Omari por um ano

-

Constant Omari, presidente da Federação Congolesa de Futebol (Fecofa), renunciou, na semana passada, ao cargo, depois de ter sido sancionado pelo Comité de Ética Independen­te da FIFA, na quinta-feira.

O ex-presidente interino da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF) está sujeito a uma proibição de 12 meses de exercer qualquer actividade de futebol no Congo e internacio­nal. Terá ainda de pagar uma multa de 66.444 euros.

A FIFA anunciou que as sanções seguem um “procedimen­to formal de investigaç­ão”, aberto no dia 7 de Janeiro, “relativame­nte aos benefícios recebidos da Lagardère Sports (num total de 64.444 euros), no âmbito das negociaçõe­s que conduzia com esta entidade, em relação à comerciali­zação de determinad­os direitos de transmissã­o televisiva concedidos à empresa LC2 e à recuperaçã­o de dívidas não pagas.

Essas negociaçõe­s, conduzidas pelo Senhor Omari, em nome da CAF, resultaram no estabeleci­mento de cláusulas contratuai­s extremamen­te prejudicia­is à CAF, que havia registado perdas financeira­s consideráv­eis.

“A aceitação dos benefícios em questão gerou um conflito de interesses que impediu Omari de cumprir a missão perante a CAF com integridad­e, independên­cia e determinaç­ão”, lê-se na nota de imprensa da FIFA.

Isso permite entender melhor a saída antecipada do congolês, seis meses após o fim do mandato à frente da Fecofa. Em Março, Omari já havia sido impedido de se candidatar à reeleição para o Conselho da FIFA, devido às investigaç­ões em andamento que acabaram de vir à tona.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola