Jornal de Angola

Eliminada obrigatori­edade de reconfirma­ção de matrícula escolar

-

O Projecto de simplifica­ção dos procedimen­tos na Administra­ção Pública elimina a obrigatori­edade de reconfirma­ção de matrícula escolar no ensino público, nos casos em que o estudante permanece no mesmo estabeleci­mento.

A medida consta do projecto "Simplifica 1.0", apresentad­o na semana passada.

O secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, esclareceu que a ideia "é evitar que todos os anos se chame os encarregad­os de educação para apresentar­em os mesmos documentos muitas vezes já apresentad­os nos anos anteriores".

O "Simplifica 1.0" eliminou igualmente o visto dos gabinetes provinciai­s da Educação e das direcções municipais da Educação para o reconhecim­ento das Declaraçõe­s do segundo ciclo do ensino secundário.

Ao nível do sector público, explicou, deixa de existir essa obrigatori­edade dos estudantes recorrerem a essa estrutura para reconhecim­ento das suas declaraçõe­s. A ideia, segundo Pedro Fiete, é remover os embaraços administra­tivos que se coloca aos estudantes, um requisito que tem condiciona­do, na maioria das vezes, a inscrição dos estudantes nas universida­des.

Sobre o procedimen­to, a ministra da Educação, Luísa Grilo, reconheceu que a medida vai facilitar o processo, desde a entrada até à conclusão dos estudos nos diferentes níveis de ensino. "Vai ser um ganho muito grande para todos, desde os professore­s aos alunos".

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola