Jornal de Angola

24 países começam amanhã corrida aos passes de acesso

Angola, Senegal e Tunísia são os países africanos em busca do apuramento para o maior evento desportivo mundial

- Anaximandr­o Magalhães

Vinte e quatro selecções, três em representa­ção de África: Angola, Senegal e Tunísia, dão início amanhã, via Torneio Pré-olímpico, a corrida para garantir um dos quatro passes de acesso à disputa dos Jogos de Tóquio´2020, a decorrerem de 25 de Julho a 7 de Agosto, no Japão.

A realizar-se de amanhã até 4 de Julho, em quatro países, o Torneio vai apurar quatro equipas, que se juntarão aos Estados Unidos, França, Irão, Argentina, Japão, Austrália, Espanha e a Nigéria, cuja classifica­ção no Campeonato do Mundo, China´2019, lhe conferiu o estatuto de melhor selecção africana.

As cidades de Kaunas (Lituânia), Split (Croácia), Victoria (Canadá) e Belgrado (Sérvia), vão albergar o evento.

Angola, inserida no Grupo B, com sede na cidade de Kaunas, Lituânia, abre a disputa amanhã, às 14h30, frente à Polónia. No mesmo dia, uma hora mais tarde, exibe-se em Belgrado, Sérvia, o Senegal diante de Porto Rico, desafio referente à Série B.

Por sua vez, a Tunísia, integrante da B, com sede em Split, Croácia, testa aptidões, às 19h00, frente ao Brasil. Lituânia, Coreia do Sul, Venezuela, Eslovénia, Alemanha, Rússia, México, Croácia, Sérvia, República Dominicana, Nova Zelândia, Porto Rico, Itália, Canadá, Grécia, China, Uruguai, República Checa e Turquia são os outros países em busca do apuramento para o maior evento desportivo mundial.

Na primeira fase, as selecções do mesmo grupo jogam todas contra todas a uma volta, na etapa subsequent­e, reservada às meias-finais, dia 3 de Julho, defrontam-se as equipas melhor posicionad­as. Ou seja, a primeira classifica­da do Grupo A joga com a segunda do B, e vice-versa, e na final, cruzam os vencedores, seguindo para Tóquio quem conquistar o torneio.

Angola estreou-se nos Jogos Olímpicos em 1992, Barcelona (Espanha), depois marcou presenças regulares em Atlanta´96 (Estados Unidos), Sydney´2000 (Austrália), Atenas´2004 (Grécia) e Beijing´2008 (China). Os hendecacam­peões falharam os Jogos de 2012, em Londres (Inglaterra), e 2016, no Rio de Janeiro (Brasil).

Adiamento

As Olimpíadas de Tóquio 2020 foram adiadas em um ano por causa da propagação da pandemia da Covid19. A 32ª edição dos Jogos é a primeira da Era Moderna a ser suspensa, pois as outras três foram canceladas devido a guerras.

Disputarão a competição 33 modalidade­s e a expectativ­a de participaç­ão é de mais de 11 mil atletas em representa­ção de mais de 204 países.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola