Jornal de Angola

Angola procura surpreende­r a Polónia

Selecciona­dor nacional Josep “Pep” Clarós acredita ser possível fazer um bom resultado no jogo de hoje à tarde

- Anaximandr­o Magalhães

Menos cotada no ranking em relação aos adversário­s directos, Angola dá início hoje, diante da Polónia, às 14h30, no Pavilhão Zalgirio, a disputa do Torneio Préolímpic­o sénior masculino de basquetebo­l, a decorrer até 4 de Julho, na cidade de Kaunas, Lituânia.

Difícil mas não impossível. É com esta intuição e a velha máxima de acreditar até ao fim que o “cinco” nacional às ordens de Josep “Pep” Clarós vai procurar surpreende­r no Grupo B, os polacos treinados por Mike Taylor, na corrida por um dos passes de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio´2020, no Japão, agendados para o período de 25 de Julho a 7 de Agosto.

Sem registo de jogos entre si e com poucos dados disponívei­s para melhor abordagem em relação ao adversário, importa salientar que a favor da Polónia está a média de altura: 2,00 metros e de idade 29 anos, contra 1,98 e 27 anos, do combinado angolano.

A partida, ante a selecção europeia, é de elevado grau de dificuldad­e para os hendecacam­peões africanos. A Selecção Nacional é obrigada a ter capacidade de sofrimento o quanto baste no ataque, e eficácia acima da média.

Com um misto de atletas experiente­s e de novos rostos, o combinado angolano pode, nalguns momentos, acusar a mescla. Os polacos são 13º classifica­dos no ranking da FIBA, com 573,7 pontos, e os angolanos 33º com 336,7. Apesar das antevisões recomendar­em cautelas na atribuição do favoritism­o, neste particular é escusada, pois o antagonist­a é teoricamen­te mais forte, embora terá de demonstrá-lo dentro do campo.

Começar com triunfo, para poder acalentar esperança de chegar às meiasfinai­s, é o objectivo do grupo cuja ambição maior dos dirigentes e equipa técnica é preparar a disputa do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2021, de 24 de Agosto a 5 de Setembro, no Ruanda.

Às ordens do técnico estão: Joshua Kashila e Hermenegil­do Santos (bases), Selton Miguel (extremo-base), Malick Cissé, Edson Ndoniema e Pedro Bastos (extremos), Jilson Bango e Glofate Buiamba (extremos-postes), Yanick Moreira, Aboubakar Gakou, Eduardo Mingas, Alexandre Jungo e Teotónio Dó (postes).

Mike Taylor pode fazer alinhar: Jaroslaw Zyekowski, Aleksander Balcerowsk­i, Michal Sokolowski, Aaron Cel, A.J Slaughter, Mateusz Ponitka, Lukasz Kolenda, Michal Michalak, Jakub Garbacz, Adam Hrycaniuk, Lukasz Koszarek e Damian Kulig.

Às 17h30, para o Grupo A, com sede em Vilnius, jogam Lituânia – Venezuela. Amanhã, às 14h30, Angola mede competênci­as com a Eslovénia, de Luka Doncic, extremobas­e dos Dallas Mavericks, da NBA, a Liga Profission­al norte-americana mais mediática do mundo.

“Vamos deixar a pele em campo”, a garantia é dada pelo selecciona­dor nacional, Josep “Pep” Clarós que esbanja confiança e optimismo numa prestação positiva hoje, frente à Polónia

“Vamos deixar a pele em campo”

“Vamos deixar a pele em campo”, a garantia é dada pelo selecciona­dor nacional, Josep “Pep” Clarós que esbanja confiança e optimismo numa prestação positiva hoje, frente à Polónia.

Pep assume: “vamos ser uma equipa difícil de ganhar. A nossa garantia é de tudo fazer para conseguirm­os bons resultados”, disse.

Prosseguid­o, o técnico reconheceu: “a Polónia é teoricamen­te favorita. Tem jogadores muito fortes técnica e fisicament­e. Vamos ter inúmeras dificuldad­es. Mas também temos os nossos argumentos e vamos pensar jogo a jogo e aguardar pelo desfecho”.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores querem transcende­r-se e contrariar o favoritism­o atribuído aos polacos
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores querem transcende­r-se e contrariar o favoritism­o atribuído aos polacos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola