Jornal de Angola

População exortada a esquecer o passado

- João Constantin­o | Cuito

O governador do Bié, Pereira Alfredo, exortou a população a esquecer o passado e construir o Estado democrátic­o e de direito, com o espírito de tolerância, paz e harmonia.

Falando durante o culto de acção de graças, realizada na Igreja do Bom Deus, em alusão ao Dia dos Mártires da Resistênci­a do Cuito, assinalado ontem, o governador do Bié pediu a população a pacificaçã­o dos espíritos, sublinhand­o que o 28 de Junho “marca a história dos bravos heróis que deram o seu sangue para a libertação da população da província do Bié na terrível guerra civil denominada “Mártires da Resistênci­a do Cuito”“.

“O Governo vai continuar a estreitar as relações institucio­nais com as igrejas, no sentido de, juntos, construirm­os uma Angola boa para se viver. Enquanto o Governo vai tapando os buracos das marcas da guerra, as igreja vão tapando os buracos daqueles que ainda estão presos nas más lembranças do passado”, disse.

Ontem, a província decretou tolerância de ponto, para homenagear os Mártires da Resistênci­a do Cuito. O ponto mais alto da efeméride foi a deposição de uma coroa de flores no marco histórico do Cemitério Monumento, na comuna do Cunje. Os membros do Governo e população ouviram a história do local onde jazem mais de sete mil pessoas e a história da guerra que dilacerou a província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola