Jornal de Angola

Ucrânia e EUA iniciam manobras militares

-

Ucrânia e vários outros países, entre os quais os Estados Unidos, iniciaram, ontem, manobras militares conjuntas no Mar Negro, região de fortes tensões com Moscovo e palco, na semana passada, de um incidente com um navio britânico.

Estas manobras navais, baptizadas como “Sea Breeze 2021”, decorrem até 10 de Julho e envolvem cerca de cinco mil militares e 30 navios de cerca de 30 países, vários dos quais membros da OTAN.

Os Estados Unidos deslocam para esta ocasião o seu contratorp­edeiro “USS Ross”. Para Kiev, estes exercícios visam “enviar uma mensagem poderosa em favor da manutenção da estabilida­de e da paz na região”, segundo o comandante da frota ucraniana, Oleksiï Neïjpapa, que falava na cerimónia de início, em Odessa, porto do Sul do país.

A Ucrânia está de costas voltadas com a Rússia desde a chegada ao poder de próocident­ais em Kiev, em 2014, seguida da anexação da península da Crimeia por Moscovo e de uma guerra no Leste do seu território com separatist­as pró-russos.

Reagindo ao início das manobras, ontem, a delegação russa para as negociaçõe­s sobre o controlo de armamentos, em Viena, condenou a sua “escala e agressivid­ade”, consideran­do que elas “dificilmen­te contribuem para a segurança da região”.

“Esperamos que, após o fim das manobras, os EUA dêem provas de transparên­cia ao retirar o armamento e os equipament­os da Ucrânia, para que não caiam nas mãos dos nacionalis­tas” .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola