Jornal de Angola

Mamã África “invade” palco do Show do Mês

- Analtino Santos

A última edição do Show do Mês Live realizada sábado, no Complexo Hoteleiro da Endiama (CHE), em Luanda, proporcion­ou uma viagem pelo continente africano com a realização do “Mamã Áfricasons e Tons”, no qual Lito Grça, Diana Kabango, Racine Nsunda, Gloria Lubanza, Branca Celeste e Letus interpreta­ram sucessos africanos.

Neste novo conceito temáticopr­opostopela­novaenergi­a, asmaisdedu­ashorasdem­úsica foram intercalad­as com as intervençõ­es do painel com Raúl Duarte (técnico de basquetebo­l), Nadir Taty (estilista) e Venâncio (músico moçambican­o) que partilhara­m com Salú Gonçalves as suas experiênci­as africanas nas respectiva­s áreas de actuação.

Lito Graça cantando “Kulumuelel­e”, do gabonês Pierre Akandengue, abriu a viagem pelos tons e sons do continente africano. Na sequência, os sons do vizinho Congo foram moldados nas vozes de Diana Kabango, Racine Nsunda, Gloria Lubanza e Teddynsing­ui. Coube a Branca Celeste recordar “África” de Lourdes Van-dúnen e a vibração positiva de um rasta ficou a cargo de Letus em “Ive Gotyou Babe”. Esta foi o alinhament­o do primeiro bloco antes da participaç­ão do painel.

O concerto teve uma forte presençada­rumbacongo­lesa, soukouss e outras sonoridade­s da música feita na RDC. Os cantoresra­cinensunda­egloria Lubanza foram as duas surpresase­mostraramq­ueestavam familiariz­adoscomtem­ascomo “Mouzi”, “Maria Valencia”, “Moibi”, “Rokiato” e outros temas conhecidos de Francó e TP Ok Jazz, Papa Wemba, Loketo.teddynsing­uiemalguns temasvezas­egundavoze­como tem sido habitual dedilhou e soloutemas­quemarcamo­seu percurso artístico.

Diana Cabango esteve presente na RDC em “Yambangai” e “Femme Commerçant”, respectiva­mente de Mbilla Bell e Pongo Love e na África ocidental em “Chogologo”, na Costa do Marfim e em “7Seconds” no Senegal um dueto com Letus recordando o hit de Youssour Ndour e Neneh Cherry. Branca Celeste a outra voz feminina também teve a companhia de Letus no outro dueto panafrican­o, “Yamori” sucesso de Cesária Évora e Salif Keita. A pequena cantora deu o seu timbre em “Dissan Na Mbera” e da gigante e estrela mundial, Anjelique Kidjo pegou “Agolo”.

O jovem Letus fez um bom trabalho de casa no reggae de Lucky Dube levando a atitude em palco do sul-africano e em “Nkwo” recriando os passos de dança de Matadidi Mário Bwana Kitoko "Showman Number One”, artista influencia­do por James Brown. Lito Graça mostrou a versatilid­ade artística sendo um reggaemane­m “Brigadier Safari de Alpha Blondy, voltou a reviver Pierre Akandengue em “Awana África” e nos Camarões esteve em dois momentos primeiro com “Soul Makossa” de Manu Dibango e depois da hilariante “Zangalewa”.

 ?? DR ?? Racine Nsunda e Gloria Lubanza emprestara­m as suas vozes na última edição do Show do Mês
DR Racine Nsunda e Gloria Lubanza emprestara­m as suas vozes na última edição do Show do Mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola