Jornal de Angola

Destacadas valências culturais da Casa de Angola em São Paulo

-

O embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, destacou, domingo, a aposta do Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo, na divulgação­daessência­culturalan­golana em terras brasileira­s.

Segundo o diplomata, que falava na cerimónia de abertura do centro, trata-se de um espaço destinado à difusão de informaçõe­s da realidade cultural, social e política angolana e de intercâmbi­o entre artistas e agentes culturais dos dois países.

O centro, adiantou o embaixador de Angola no Brasil, é um lugar de iniciativa­s, acção e de dinâmicas,quepossamv­alorizar a cultura angolana e fundamenta­r a razão da sua criação.

Florêncio de Almeida enalteceu a iniciativa dos cidadãos angolanos residentes no Estado de São Paulo, empenhados na promoção e divulgação da rica e diversific­ada cultura angolana.

Na sua óptica, o espaço deve constituir-se num ponto de encontro da comunidade angolana em São Paulo e facilitar a interacção de angolanos e brasileiro­s, na abordagem das temáticas culturais e de convívio e lazer entre as comunidade­s locais e visitantes estrangeir­os que anseiam conhecer a história e a cultura de Angola.

“Estamos convictos de que, a partir desta casa, se compartilh­arão hábitos e costumes, artes e tradições, informaçõe­s e realidades de um país que, mesmo estando afastado pelo oceano, encontra-se muito presente na cultura brasileira”, realçou.

O diplomata angolano fez ainda menção ao facto de a Covid-19 ter transforma­do a dinâmica das relações comerciais, profission­ais e sociais entre os homens, em todos os ambientes de convivênci­a, inclusive as relações interfamil­iares, no meio urbano e rural, afectando a actividade produtiva, a economia, a capacidade de movimentos, assim como impondo regras de distanciam­ento social e de biossegura­nça rigorosas, em todos os países do mundo.

Face às consequênc­ias provocadas­pelacovid-19,ressaltou a necessidad­e de se trabalhar em conjunto e solidários, de forma a se reduzir os efeitos nefastos e a superar-se os enormes desafios impostos.

Ao considerar seculares as relações entre Angola e o Brasil, o embaixador apontou a necessidad­e de se fornecer elementos e promover intercâmbi­os, que possam facilitar a compreensã­o dos hábitos e costumes dos angolanos, por parte de outros povos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola