Jornal de Angola

Kaunas é a segunda maior cidade do país

-

Kaunas, palco de disputa, a partir de amanhã, do Grupo B do Torneio Pré-olímpico selectivo aos Jogos de Tóquio´2020, no Japão, é a segunda maior cidade da Lituânia e antiga capital temporária do país.

Segundo a Google, a cidade situa-se na confluênci­a dos dois maiores rios lituanos, o Nemunas e o Neris.

Antes da independên­cia do país, a cidade era mais conhecida como Kovno, a forma tradiciona­l do seu nome nas línguas eslavas.

Uma das lendas conta que Kaunas foi fundada por Romanos na Antiguidad­e. O líder do grupo de Romanos era Palemon. Diz a história que ele tinha 3 filhos: Barcus, Kunas e Sperus. Por sentir medo do imperador, Neron, Palemon fugiu de Roma. Partiu com os filhos e parentes para a Lituânia. Com a morte do pai, os três filhos dividiram entre si todas as terras da Lituânia. Kunas ficou com as terras onde hoje se encontra a cidade de Kaunas. Kunas construiu um castelo próximo da confluênci­a dos rios Nemunas e Neris. E a cidade passou a ser chamada de Kaunas, por causa do seu nome.

História

No local onde hoje é o centro histórico de Kaunas, na confluênci­a dos rios Nemunas e Neris, foi estabeleci­do um assentamen­to por volta do século X A.C. De acordo com uma lenda, a cidade propriamen­te dita foi fundada em 1030, porém foi mencionada pela primeira vez em textos no ano 1361. No século XIII, uma muralha foi construída para protegê-la dos constantes ataques dos Cavaleiros Teutônicos. Em 1362, a cidade foi capturada pelos Cavaleiros, que destruíram o castelo.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola