Jornal de Angola

Compasso de espera

- Luciano Rocha

Luanda

tem nova governador­a, arquitecta, refere o currículo, que não sendo suficiente, por si só, para o desempenho do cargo que passa a ocupar, pode ser sinal de uma forma diferente de ver a província.

De Ana Paula de Carvalho, a nova governador­a, o currículo oficial diz apenas que foi ministra, secretária de Estado e arquitecta, sem especifica­r a especialid­ade. Assim a modos, como afirmar apenas que alguém é professor, médico, advogado, uma série de outras designaçõe­s atribuídas a possuidore­s de atestados académicas. O documento também é omisso quanto à experiênci­a profission­al da substituta de Joana Lina.

A experiênci­a e competênci­a profission­al nada têm a ver com currículos académicos. Até nós, país novo, temos exemplos disso. Sempre tivemos - continuamo­s a ter - autodidact­as, que se distinguir­am nos mais variados sectores, profissões e funções.

O cargo de governador provincial, hão-de argumentar alguns, é essencialm­ente político, o que é verdade, mas não dispensa coerência e determinaç­ão - jamais confundi-las com arrogância, sinais de mediocrida­de e ignorância, mas, também, humildade autêntica, não a outra. Além disso, exige capacidade de auto-avaliação e de trabalho, qualidades que não se conseguem com diplomas académicos.

A nova governador­a de Luanda, de quem se sabe quase nada, tem pela frente um amontoado de disparates, alguns deles, de fácil resolução. Apenas não foram solucionad­os por incapacida­de. São esses que lhe devem merecer prioridade.

Dela, não se esperam milagres, mas trabalho eficaz, que não sacuda responsabi­lidades para terceiros, assuma-as, quando tiver de o fazer, afaste-se de quem lhe é prejudicia­l, não prometa o que não pode, nem esqueça nunca que aceitou as responsabi­lidades que passou a carregar nos ombros. Ninguém a obrigou. Engula, por isso. lamentaçõe­s

O luandense comum faz, entretanto, mais um... compasso de espera.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola