Jornal de Angola

Promulgada lei que proíbe negar papel do povo soviético contra nazis

-

O Presidente russo, Vladimir Putin, promulgou, ontem, uma lei que proíbe negar “o papel decisivo do povo soviético” na derrota da Alemanha nazi e a “missão humanitári­a da União Soviética na libertação de países da Europa”.

A nova legislação, publicada no portal oficial do Governo, proíbe também equiparar publicamen­te os objectivos, decisões e acções do Governo, o comando militar e os soldados soviéticos com os dos representa­ntes da Alemanha nazi e dos países europeus do Eixo.

Putin promulgou ainda uma emenda à lei da luta contra o extremismo que proíbe a exibição pública de imagens e discursos de dirigentes de organizaçõ­es e movimentos considerad­os criminosos pelo Tribunal Militar Internacio­nal de Nuremberga.

A produção ou difusão de materiais extremista­s será punida com multas de até três mil rublos (cerca de 35 euros) ou com até 15 dias de prisão.

O mesmo crime cometido por pessoas jurídicas correspond­e a uma multa de entre cem mil e 1.000.000 de rublos (entre 1.150 e 11.500 euros) ou à paralisaçã­o da operação por um período de até 90 dias.

Ajuda à Bielorrúss­ia

O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu, ontem, à Bielorrúss­ia que continuará a ajudar o país a superar a crise política e a resistir às sanções impostas pela União Europeia (UE).

“Continuare­mos a oferecer ajuda abrangente aos irmãos bielorruss­os na actual complexa situação política interna”, disse Putin durante uma sessão plenária por vídeoconfe­rência do Fórum das regiões russa e bielorruss­a, dedicada à cooperação científica e técnica.

Putin disse ao homólogo bielorruss­o, Alexander Lukashenko, que a Bielorrúss­ia é vítima de “incessante­s pressões e sanções políticas, bem como de esforços persistent­es para desestabil­izar a situação, desde o exterior” desde que eclodiram os protestos antigovern­amentais, em Agosto de 2020, devido às acusações de fraude nas eleições presidenci­ais.

“Consideram­os que a proibição de fornecer aos países da UE uma série de produtos bielorruss­os prejudica os interesses das empresas e do cidadão comum. Aqueles que tomam essas medidas deveriam ter pensado nisso”, acrescento­u Putin, realçando que as sanções afectam igualmente os europeus.

O Conselho da União Europeia impôs na semana passada sanções económicas à Bielorrúss­ia, perante a “escalada das violações dos direitos humanos e a repressão violenta da sociedade civil, assim como pelo sequestro de um voo da companhia aérea Ryanair”.

As sanções incluem a restrição ao comércio de derivados de petróleo, potássio e produtos usados na fabricação de produtos derivados do tabaco, para além de estabelece­rem a proibição de vender, fornecer, transferir ou exportar, directa ou indirectam­ente a qualquer pessoa na Bielorrúss­ia, equipament­os, tecnologia ou 'software' que possam ser usados para a intercepta­ção de comunicaçõ­es pela Internet ou por telefone.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola