Jornal de Angola

Pedido maior acção da mulher

- Alberto Quiluta

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, defendeu ontem, em Luanda, a importânci­a de um maior investimen­to na igualdade de género e no empoderame­nto das mulheres como um factor essencial de desenvolvi­mento do país.

Ao discursar na abertura das Jornadas da Mulher Africana, que decorrem, em Angola, até ao dia 31 deste mês, sob o lema “A Cultura da Mulher de Bessangana no Empoderame­nto Económico da Rapariga”, a ministra disse que o ministério que dirige quer contribuir para o aprofundam­ento da solidaried­ade entre as mulheres e divulgar o seu papel em prol da igualdade de género.

Faustina Alves referiu ser importante a participaç­ão activa e o envolvimen­to na tomada de decisões a todos os níveis, assim como reforçar as abordagens sobre o empoderame­nto das mulheres para a igualdade de género e o combate à violência em tempo da pandemia da Covid-19.

A governante fez saber que o Relatório de Mulheres na Política em 2021, a nível do Parlamento angolano, o país ocupa o 52° lugar num leque de 190 Estados e do Governo está na 48ª posição entre 192 países.

Mas, lamentou o facto de, se nalgumas áreas há progressos, em outras ainda se tem registado muitos problemas, principalm­ente no que diz respeito à violência doméstica, em que cerca de 80% dos casos registados pelo ministério são de fuga à paternidad­e.

Sublinhou a necessidad­e da intervençã­o e colaboraçã­o de todos, no sentido de sensibiliz­ar os membros das famílias a enveredare­m por comportame­ntos positivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola